Carta 038

14/03/2015 00:32

Em 12/3/2015, (...) escreveu:

A paz do Senhor Jesus.

A carta da irmã Miriam é de uma pessoa muito inteligente.
Eu sei o quanto é difícil querer um esclarecimento e não conseguir obtê-lo no local onde frequentamos.
Resta uma dúvida de procurarmos ou permanecermos.
Vemos os erros e não conseguimos compactuar em contrapartida ouvi de uma irmã que não deveremos ser contra os pastores. 
Ela diz que Davi não se colocou contra Saul. Que agindo assim estaremos trazendo dificuldades para as nossas vidas. Como entender tudo isto?
Se eu pudesse estaria no Seminário porém o meu lar é incompleto e não seria o momento.
Estudos que serão realizados estarão no site?
A paz do Senhor.
 

Resposta, em 13/3/2015

Prezada irmã (...), que a paz do Senhor Jesus seja com toda a sua casa.

 

 Sim, a Miriam é muito inteligente e sei que Deus está trabalhando na vida dela.

 

Quanto à questão que você abordou, posso lhe assegurar que a autoridade espiritual é uma realidade da qual ninguém consegue escapar, pois se trata de um princípio de Deus. Mesmo fora do âmbito religioso, o princípio da autoridade rende bons resultados quando observados. Não há instituição sem comando, do mesmo modo que não há corpo sem cabeça.

 

Na bíblia, houve um período, no tempo dos juízes, em que o Senhor deixou registrado que por não haver rei governando sobre a nação, cada um fazia o que lhe parecia certo.

 

"6 Naqueles dias, não havia rei em Israel; cada qual fazia o que achava mais reto. " (Juízes 17:6)

"25 Naqueles dias, não havia rei em Israel; cada um fazia o que achava mais reto. " (Juízes 21:25)

 

Exatamente entre os capítulos 17 e 21 de Juízes encontramos uma das histórias mais chocantes da bíblia -  o caso da concubina do levita (cap. 19). Nesse período o povo estava desgovernado e não cumpria com a sua obrigação para com a tribo de Levi, de modo que um outro levita (cap. 17) estava vagando em busca de morada e acabou se vendendo como sacerdote de Mica e, depois, como sacerdote do exército de Dã (cap. 18). Após o trágico acontecimento com a concubina do levita do cap. 19, a tribo de Benjamim quase foi extinta por seus próprios irmãos. Enfim, foi um período de grande desgoverno e autodestruição.

 

Tenho convicção de que, do mesmo modo, o povo de Deus não pode ficar sem governo, sob pena de autodestruição. Entretanto, sabemos que no nosso caso, a liderança tem que ser posta por Deus, assim como o Senhor fez com Moisés, Josué, Gideão, Davi e assim por diante. A história dos reis também nos revela que muitos líderes do povo pecaram e causaram grandes transtornos ao povo, levando-os, inclusive, à idolatria, mas Deus sempre preservou um remanescente fiel porque da tribo de Judá haveria de sair o nosso salvador.

 

No caso da igreja, a história é um pouco diferente. Desde que foi instituída, sempre houve liderança sobre os cristãos, mas, como você bem sabe, houve um momento na história em que essa liderança se corrompeu, associou-se com questões políticas, tornou-se materialista, idólatra e explorou os cristãos enquanto seus nobres viviam no luxo e em templos suntuosos. Além disso, essa liderança aterrorizava seus fiéis com o medo do inferno e lhes  ocultava o pleno conhecimento bíblico para que não descobrissem toda a verdade. Refiro-me à igreja Católica Apostólica Romana.

 

Então, pense no restante da história e você encontrará a resposta que está buscando.

 

Quanto ao seminário, convide seu marido também. As inscrições terminam neste final de semana e até agora mais da metade dos inscritos não são crentes. Estou bastante confiante de que sairemos do seminário com um grupo 100% rendido ao Senhor e pronto para iniciar o discipulado para o batismo nas águas.

 

As palestras do seminário eu as reservo apenas para aquele momento, para não estragar a surpresa.

 

No mais, desejo a você e à sua família toda sorte de bênçãos!

 

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Grande abraço,
Pastor Sólon.