Carta 029

25/01/2015 21:45

Em 25/1/15, Carolina Vitória escreveu:

Olá!


Vim tirar umas dúvidas, ou esclarecer algumas delas. 


Primeiramente gostaria de elogiar o site e os ensinamentos difundidos, creio que difundir os ensinamentos da Bíblia e esclarecê-los a todos é necessário para o conhecimento acerca da palavra de Deus. 


Eu vim aqui para dispor de dúvidas sobre o artigo https://www.celeiros.com.br/news/consulta-%C3%A0-palavra-de-deus%3A-bibliomancia/ "Consulta a palavra de Deus: Bibliomancia", concordo com vários pontos, são bastante esclarecedores, mas ainda tenho meus questionamentos.
Preciso esclarecer que já fui da Igreja Cristã Maranata, mais ou menos dos 10 aos 14 anos de idade, preciso confessar que tive diversas experiências com o Senhor e sua Palavra, o maior de todos foi os dons espirituais, eu tinha visões, e mesmo sendo jovem na época, entendia a benção que era o Espirito de Deus falava comigo! Mostrava-me o quão poderoso Ele é dentro de sua igreja, e quando falo igreja não é na igreja física, institucional, não só a ICM, a Igreja escolhida por Ele para adorá-Lo plenamente. 


Enfim, a questão dos dons espirituais bate de frente com o texto que vocês propuseram. Eu sempre os tinha no culto profético, acho que vocês sabem o que é, era anterior ao culto em si, onde eram escolhidos os louvores, a palavra e, claro, os dons espirituais. Lembro mais ou menos que era isso, pois faz seis anos que não frequento a igreja, desde 2008. Eu orava e pedia a Deus, e era mostrado. Eu escrevia no papel e entregava aos irmãos, e então teria a consulta à Palavra. 
Na época, esse sempre foi o procedimento, era um dogma, doutrina da ICM, muito praticava, era isso que eu entendia. Mas, ao ler esse e vários outros textos, vi que não se tinha um fundamento claro sobre isso. 


Preciso frisar que não estou aqui para ofender a Igreja ICM, de forma alguma, sai, mas tenho ótimas lembranças, não sai por problemas na Igreja, pelo o contrário, acho que foi porque minha fé tinha esfriado, por buscar coisas materiais e que infelizmente me cegaram, fazendo-me afastar de Deus totalmente. 
Sei que nos últimos anos apareceram problemas graves na Igreja, “irmãos” que se corromperam e que estão na justiça por diversos crimes, como visto na mídia.Aqueles que se aproveitam da fé dos outros... Mas ainda assim eu creio que o amor pelo os ditos salvos verdadeiramente em Cristo não precisam se abalar, a justiça virá para todos. Deus é maior que as tribulações do mundo, o inimigo age nos mais altos cargos da igreja porque sabe o quanto isso pode desestabilizá-la. Mas aquele que tem fé não pode duvidar o quanto Deus é justo. A igreja é formada de pecadores, todos nós somos! Se pedirmos perdão de todo o coração e com fé Deus nos perdoará! Amém.


Eu li aqui, e em diversos sites testemunhos de ex-membros que viram coisas erradas sendo praticadas na igreja, até mesmo aqui, por parte de um pastor, fiquei em choque porque concordo com alguns pontos que tinha no artigo postado por autoria deste pastor, por exemplo, sempre achei que a obra era a única dentre as milhares outras denominações existentes, hoje eu sei que não é verdade, Deus age naquele que quer, seja aqui ou do outro lado do mundo, de diversas formas. Deus não escolhe denominações, Deus escolhe aqueles que querem ser parte de sua igreja fiel.


Eu fico realmente triste por diversas coisas ditas por irmãos, pastores, que realmente se difunde dentro da igreja, eu ouvia essas coisas sendo ditas e acreditava, hoje questiono. Pois se a igreja tem esses problemas deveria ela admitir e mudar seus princípios! E a igreja que falo é os homens e os “líderes”, estes precisam aplicar a Bíblia e sua revelação de acordo com o que Deus quer passar, e não moldá-la ao que lhe convém. 
Mas ainda creio que o amor de Deus habita naqueles que o buscam de verdade. Se hoje vemos igreja com obras faraônicas, e ainda assim levam milhares aos seus templos, mesmo sabendo que Jesus pregava na rua, nas casas, a pé! Isso é algo que não entendo.. O homem e seus preceitos. A simplicidade é divina. Mas me questiono se lá dentro não tem um salvo, que mesmo com todas essas injúrias aos ensinamentos de Deus, Ele opera na vida daqueles que O ama. Pergunto-me sempre sobre isso. 


Não estou tentando justificar atos praticados que podem ser considerados ilícitos, ou não, quem sou eu para questionar! Mas a natureza humana é crítica e cética sobre aquilo que não é totalmente justificado. Só que eu sei, uma coisa que nunca irei questionar, não sei se concordam comigo, não precisam concordar comigo, mas eu sei que Deus operava, no tempo em que eu estava, eu sentia isso lá dentro, pode haver diversos problemas por trás, claro, pastores que viram outros com autoritarismo, prepotência... Onde está Deus neles! Mas Deus age quando Ele quer, naqueles que O procuram na verdade. O que eu quero dizer é, há diversas críticas a ICM, eu até cheguei a pensar, será que Deus está lá? Será que Ele abençoa mesmo aquela igreja? Com todos esses problemas? Imagi...

 

Resposta, em 25/1/15:

 

Prezada irmã Carolina, que a paz do Senhor Jesus seja com toda a sua casa.

 

 É bom saber que as publicações do site lhe têm sido úteis.

 

Quanto às suas experiências com Deus, espero que sejam guardadas em seu coração, para que você jamais perca a sua fé, pois esta vida é passageira e sabemos que temos que nos esforçar para manter santificados, íntegros e irrepreensíveis o nosso espírito, alma e corpo até a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo." (1 Tes 5:23).

 

Sobre os dons espirituais, é bom esclarecer que não descremos deles. De modo algum! Mas, repudiamos a mentira, o engano, a fraude e a manipulação, sob qualquer forma. No seu caso, percebo que, em sua sinceridade, Deus a amou, falou com você e a conduziu a experiências edificantes. Que bom! Eu sei que você não quer ofender ninguém e nisso vejo que os mandamentos de Jesus estão produzindo efeitos reais em sua vida. Espero que o esfriamento a que você relatou já tenha passado.

 

Sobre os problemas ocorridos na ICM, creio que Deus estava dando uma oportunidade para a liderança da igreja crescer. Quanto aos membros, acho que hoje estão em situação melhor que eu estava há 10 anos, quando eu saí. No meu tempo, as pessoas ficavam na igreja porque tinham medo de sair. Hoje, depois de tudo o que aconteceu, as pessoas ficam, não por medo, mas porque decidiram permanecer. Isso é bom, pois somente na liberdade nos tornamos responsáveis por nossas opções.

 

Assim como você, eu também creio que o amor de Deus habita naqueles que o buscam de verdade, mas não desprezo as reuniões da igreja por uma série de motivos, que não vem ao caso agora. Não concordo com os argumentos dos que optaram viver desigrejados, embora concorde que os modernos investimentos em estruturas físicas e funcionais não estão alinhados aos ensinamentos e aos exemplos de Jesus.

 

Por fim, percebo que sua questão é: Deus abençoa uma igreja quando seus ensinamentos estão equivocados? Vou deixar um texto para sua meditação:

 

"12 Sou grato para com aquele que me fortaleceu, Cristo Jesus, nosso Senhor, que me considerou fiel, designando-me para o ministério, 13 a mim, que, noutro tempo, era blasfemo, e perseguidor, e insolente. Mas obtive misericórdia, pois o fiz na ignorância, na incredulidade. 14 Transbordou, porém, a graça de nosso Senhor com a fé e o amor que há em Cristo Jesus. 15 Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. 16 Mas, por esta mesma razão, me foi concedida misericórdia, para que, em mim, o principal, evidenciasse Jesus Cristo a sua completa longanimidade, e servisse eu de modelo a quantos hão de crer nele para a vida eterna. 17 Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém! " (1 Timóteo 1:12-17)

 

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pastor Sólon.