Carta 009

08/07/2014 10:02

Em 8/7/2014 Claudio de Oliveira Pereira escreveu:

 

Querido Pastor, recebi sua resposta, e fiquei muito feliz, concordo com seus ensinos e a forma como o senhor tem conduzido a revelação que o senhor confiou ao seu ministério, fui membro da ICM durante 10 anos, todo esse tempo achei que havia achado uma pérola no lixo e só eu teria alcançado as revelações que a ICM me ensinou, graças a Deus me libertei desse ensino, mas agora para onde ir, estou reunindo em uma Assembleia de Deus, junto com um pastor ex ICM como eu que foi ordenado ao ministério, mas ele segue as mesmas doutrinas da ICM que não concordo muito mas respeito e estou ajudando o ministério que Deus lhe deu, agora quero saber como posso fazer parte de seu ministério, mesmo que a distância, pois moro em Belford Roxo, isso para mim não é empecilho, pois estarei de alguma forma ajudando principalmente em oração, por favor me mantenha sempre informado sobre esse trabalho, que admiro muito que a paz do Senhor Jesus esteja sempre com todos da ICC.

 

RESPOSTA em 8/7/2014:

 

Prezado irmão Cláudio, que a paz do Senhor Jesus seja com toda a sua casa.

 

 Como eu havia lhe dito, nesta fase inicial, estou muito empenhado em estabelecer os fundamentos sobre os quais iremos levantar nosso edifício. Ontem, por exemplo, publiquei mais um artigo que revela o que eu penso sobre o ministério pastoral. A meu ver, o pastor não pode estar engajado em campanhas político-partidárias, assim como não deve ser confundido com um cantor ou com um bom pregador apenas. O pastor pode ser um bom pregador ou cantor, mas, se foi vocacionado e chamado ao ministério, sua paixão não deve ser pregar ou cantar, mas apascentar, ou seja, cuidar de ovelhas e se doar por elas. Exatamente por se tratar de uma vocação, a voluntariedade e o desprendimento dos conceitos mundanos são fundamentais, de modo que nenhum pastor deve pretender auferir lucro ao exercer seu ministério.

 

Entendo que quem quer ficar rico, deve escolher outra atividade, pois enriquecer-se às custas do rebanho é algo reprovável e quem assim procede não pode ser considerado, a meu ver, um pastor segundo o coração de Deus.

 

Eu sei que alguns de meus entendimentos parecem austeros, mas o tempo tem me mostrado que é melhor ser exigente do que displicente, ainda que sejamos alvos de críticas da maioria. Mas, como cada um pode seguir o caminho que entender mais adequado, fiz minha opção e pretendo ser coerente com ela.

 

Pois bem, quando penso no passado, vejo que há muitas coisas que posso aperfeiçoar para evitar situações indesejadas no futuro. Embora eu tenha vontade de ir mais além, vigio para não deixar que meus anseios me levem à precipitação.

 

Talvez você não saiba, mas o início da CEEN no Rio de Janeiro partiu de um contato semelhante a este seu. Não me arrependo de ter investido como fiz naquele tempo, até porque ganhei amigos maravilhosos aí e vi a formação de um belo trabalho nesse Estado. Entretanto, como agora estou investindo em um modelo mais conservador, creio que é imprescindível que façamos um seminário, mesmo que com poucas pessoas, para que haja um alinhamento de visão. Hoje, estou convicto de que uma liderança forte não pode admitir divisão (di-visão), em outras palavras, duas visões concorrendo por um mesmo propósito. Cheguei à conclusão de que isso só gera desgaste. Assim, pretendo trabalhar por apenas uma visão, ainda que haja outras igualmente razoáveis.

 

Portanto, amado, embora eu tenha muita coragem de investir em novos projetos, se você está decidido como eu, neste momento peço que você ore por nós, leia atentamente o material que estarei publicando nos próximos meses e, concordando com esta visão, prepare-se para participar do seminário que pretendemos realizar no mês de novembro deste ano. Você será avisado assim que marcarmos a data, ok?

 

No mais, fico grato por sua consideração e, querendo Deus, espero conhece-lo pessoalmente em breve.

 

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pastor Sólon.