6 - A palavra de Deus e a Igreja de Jesus

09/04/2015 21:30

O que aprendemos até aqui?

Lição 1 - O início de todas as coisas e a perdição do homem;

Lição 2 - Deus decidiu preparar um plano para salvar o homem;

Lição 3 - Jesus consumou o plano e o diabo cria falsos caminhos para afastar o homem de Deus;

Lição 4 – A salvação por meio de Jesus;

Lição 5 - A vitória sobre o pecado e o perdão de Deus.

Nesta Lição você aprenderá sobre a Bíblia, a Palavra de Deus, e sobre a Igreja de Jesus! 

Bíblia: a palavra de Deus

A Bíblia é perfeita e infalível. Mesmo contendo muitos mistérios, é eficaz na comunicação da vontade de Deus ao homem. É realmente incrível que depois de tantas tentativas de destruí-la, ao longo dos séculos, ela permaneça intacta. Como o Diabo não conseguiu destruir este livro no passado, agora pretende desacreditá-lo, fazendo-o parecer um livro mitológico e um instrumento de pessoas ignorantes e ou insensatas. Para isso, tenta confundir o homem com a ciência humana,  as sem sucesso. Embora a bíblia não seja um tratado científico, apresenta verdades incontestáveis, que dão prova de que seu conteúdo só pode ter vindo do Senhor criador de todas as coisas, o nosso Deus.

Veja algumas curiosidades:

·         Em Jó 26:7, escrito há cerca de 4.000 anos atrás, a Bíblia já falava que a Terra está suspensa sobre o nada, falando da gravidade e da sua órbita. E olha que somente por volta do séc.II  a.C. Aristóteles apresentou a primeira teoria sobre o cosmos ou a sua organização;

·         No livro de Isaías 40:22, escrito há pelo menos 2.700 anos, já estava registrado que a Terra é redonda. A ciência humana só veio descobriu isso no século XVI, quando Nicolau Copérnico chegou à conclusão de que a terra efetuava um movimento de rotação e um movimento de translação ao redor do sol;

·         Também, no livro de Isaías 43:16 já se falava das correntes marítimas descobertas pelos navegadores em torno de 1.500 d.C;

·         Mas não é só! No livro de Jó 28:25 já havia referência de que o ar  tem peso!

Tudo isto nos mostra o conhecimento de Deus revelado em sua Palavra, que é fiel, verdadeira e confiável. Como vimos, mesmo a bíblia não sendo um livro científico, contém muitas verdades científicas, apresentadas antes mesmo das descoberta da ciência humana. Por isso, confie na Palavra de Deus, leia a Bíblia e deixe Deus falar contigo por ela.

Temos aprendido muitas coisas preciosas com a Palavra de Deus, mas nunca o poderá desvendar todos os seus mistérios. Para nós, o que importa é saber de Deus aquilo que ele quer que saibamos. Só precisamos crer, obedecer e colocar em prática o que temos aprendido. Isto é mais valioso do que conhecer tudo.

(Deuteronômio 29:29) “As coisas _______________________ pertencem ao SENHOR, nosso Deus, porém as ____________________ nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que ________________________ todas as palavras desta lei.”

Mas, é muito bom o conhecimento da Palavra de Deus. O próprio Deus nos recomenda a conhecê-lo cada vez melhor e isso só é possível por meio de sua palavra.

(Oséias 6:3) “______________________ e prossigamos em conhecer ao SENHOR; como a alva, a sua vinda é _____________; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.”

(Salmo 119:105) “_____________ para os meus pés é a Tua ______________, e luz para o meu _____________________”.

Por outro lado, em Oséias 4:6 diz: “O meu povo foi destruído porque lhe faltou ______________________________”.

Portanto, uma das coisas mais maravilhosas deste mundo é a Palavra de Deus, um livro que tem resistido a todo tipo de ataque ao longo de milhares de ano. Certa vez, o grande cientista francês chamado Voltaire, que morreu em 1778, disse que em 100 anos o cristianismo seria uma religião esquecida e que a Bíblia viraria peça de museu. Cinqüenta anos após a morte de Voltaire, a Sociedade Bíblica de Genebra estava usando a impressora dele para imprimir Bíblias e sua casa foi alugada para estocar Bíblias.

(Salmo 119:103-104) “Oh! Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais doces do que o ________ à minha boca. Pelos teus mandamentos alcancei ________________________; pelo que aborreço todo falso _______________________.

Bíblia: promessas e bênçãos para esta vida e para a eternidade!

Infelizmente, hoje em dia, muitas igrejas têm pregado um evangelho extremamente materialista. Dão muito destaque ao dinheiro, às ofertas, aos bens materiais, às riquezas e à prosperidade apenas para esta vida. É verdade que Deus abençoa seus filhos de todas as maneiras, mas sempre dentro de seus soberanos propósitos.

Entretanto, não podemos nos esquecer que o principal objetivo da palavra de Deus é conduzir o homem a Deus e para isso não dependemos de nenhuma condição material, apenas da fé. O melhor que Deus tem para o homem é a salvação de sua alma, por isso essa é a nossa primeira preocupação ao estudarmos a palavra de Deus.

É verdade que há histórias bíblicas que revelam o quanto Deus deu a homens riquezas e glórias terrenas, mas estes não alcançaram melhor posição diante de Deus do que aqueles que morreram pobres, perseguidos e martirizados pela causa do evangelho de Jesus.

Nós, também, desejamos ser abençoados, prósperos, realizados e felizes. Esses propósitos fazem parte dos nossos mais íntimos desejos e isso não é algo reprovável. O que é perigoso é deixarmos esses sentimentos fazer de nós pessoas egoístas, avarentas, vaidosas, sem misericórdia e mais amigas dos prazeres do que de Deus.

Então, vamos priorizar o conhecimento da palavra de Deus e a busca pela satisfação da nossa salvação em primeiro lugar, crendo que Deus cuida de nós e pode cumprir seus mais lindos projetos em nossas vidas.

A palavra ensina que as bênçãos eternas são melhores, até porque este mundo já está condenado e passará (Mateus 24:35):

(1Coríntios 15.19) "Se é somente para esta vida que temos esperança em Cristo, somos os mais ______________________ de todos os homens".

(1João 5:19) “Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no ____________________”.

(Mateus 6:19-21) “Não ajunteis tesouros neste mundo, onde a traça e o ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam. Mas ajuntais tesouros no ______... ...Porque aonde estiver o seu tesouro, aí estará o seu ___________________”.

Leia o trecho de Lucas 12:13-21 e responda: Aquele que para si ajunta tesouro e não é rico para com Deus” é chamado de  ____________________.

Agora que já aprendemos o principal, o que vem primeiro e qual deve ser nossa maior preocupação ao buscarmos a Deus, podemos comentar, também, o quanto é abençoado nesta vida aqueles que entregam suas vidas a Jesus.

A palavra de Deus nos GARANTE que quem ama a Deus e o busca acima de todas as coisas, jamais será desamparado. Todas as nossas necessidades básicas serão supridas por Deus. Isso incluí as bênçãos materiais que necessitamos par ter uma vida digna.

(Mateus 6:25-34) “25 Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela ___________________, quanto ao que haveis de _______________ ou _________________; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de _______________. Não é a vida mais do que o __________________, e o corpo, mais do que as _________________? 26  Observai as _____________________: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as _______________. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? 27  Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? 28  E por que andais ansiosos quanto ao _______________? Considerai como crescem os ____________________: eles não trabalham, nem fiam. 29  Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se _______________ como qualquer deles. 30  Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a __________ outros, homens de pequena fé? 31  Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que ___________________? Que ____________________? Ou: Com que nos ___________________? 32  Porque os ________________ é que procuram todas ____________________; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de _____________ elas; 33  buscai, pois, em __________________ lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas ____________________ [comida, bebida e vestes] vos serão acrescentadas. 34  Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.”

(Êxodo 23:25) “Servireis ao SENHOR, vosso Deus, e ele _____________________ o vosso pão e a vossa água; e tirará do vosso meio as ______________________.”

(Mateus 7:11) “Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará ______________ aos que lhe pedirem?”

Leia o Salmo 91 e relacione abaixo as promessas reservadas para aqueles que permanecem na casa do Senhor, em sua presença, no esconderijo do altíssimo:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A igreja

Agora você vai aprender a respeito de uma grande bênção que nos ajuda a superar todas as nossas dificuldades, limitações e a oferecer resistência sobre as trevas que imperam neste mundo: A IGREJA É O EXÉRCITO DE DEUS SOBRE A TERRA.

Algumas pessoas dizem loucuras hoje em dia, como: “eu não preciso de igreja”, “eu não preciso de pastor”; “eu posso servir a Deus sozinho”, “todas as igrejas só pensam em dinheiro” “as igrejas exploram as pessoas” etc.

Mas, todos que conhecem a igreja de Jesus, assim como ela foi implantada sobre a terra, sabe que ela é essencial à nossa vitória neste mundo, pois só podemos resistir a todo mal se estivermos unidos em um só propósito, cooperando para a expansão do reino de Deus e ajudando-nos uns aos outros.

A Igreja de Deus não possui placa, nome ou denominação. Dela fazem parte pessoas de todas as tribos, povos, línguas e nações que seguem a verdade e a simplicidade da palavra de Deus. São milhões e milhões de pessoas sobre a terra.

Cristo é o cabeça da igreja

A bíblia nos ensina figuradamente que igreja é como um corpo humano, onde Cristo seria a Cabeça e a igreja o Corpo. Por essa comparação, Deus nos ensina muitas coisas quanto à nossa união, cooperação, importância, coordenação e subordinação às ordens de Cristo.

(Colossenses 1:18) “Ele é a cabeça do Corpo da sua ________________”.

Se a Igreja é o Corpo, nós somos os membros. Portanto, nenhum membro pode viver fora do Corpo, pois certamente não receberá sangue, que é o veículo circula por todo o corpo levando alimento, oxigênio, remédio etc. Logo, um membro fora do corpo é um membro amputado e logo morrerá.

(Efésios 5:30) “Porque somos _____________ do seu Corpo”.

O corpo tem que ser saudável

Se você está ligado ao corpo, está recebendo alimento, tratamento, força e vida, pois o corpo é saudável e reage sempre quando uma doutrina falsa tenta se instalar. A igreja verdadeira é o local onde aprendemos a doutrina bíblica e somos preservados de falsos ensinamentos, procedentes de homens e demônios. Por exemplo, o culto aos anjos, os usos e costumes que proíbem a mulher de cortar o cabelo, fazer depilação, usar maquiagem ou calça comprida etc.

(Colossenses 2:18-19) “18  Ninguém se faça árbitro contra vós outros, pretextando humildade e _____________________, baseando-se em _______________, enfatuado, sem motivo algum, na sua mente carnal, 19  e não retendo a ______________, da qual todo o _____________, suprido e bem ___________________ por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que procede de Deus.”

A missão da igreja

A missão da igreja não é simplesmente existir para si mesma. O propósito de sua existência é anunciar o evangelho do reino ensinado por Jesus. Assim, se somos parte desse corpo, temos essa mesma missão:

(Mateus 28:19 “ Ide, portanto, fazei ___________________ de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;”

Se você está ligado a uma igreja que segue a Palavra de Deus, você faz parte de um grande exército sobre a terra: o exército de Deus. Nele você terá apoio, ajuda, consolo... Este exército é uma grande família que luta para que todos alcancem a vitória. A Palavra nos ensina que a Igreja deve ser um lugar de bons relacionamentos, tanto em bons momentos, como nos momentos de tribulação; quando uma pessoa cair, um irmão lhe levantará, pois não está só!

(Romanos 12:15) “Alegrai-vos com os que se _________________ e chorai com os que ___________________.

A cobertura espiritual da igreja

Se você está ligado à uma igreja que prega a sã doutrina, você tem cobertura espiritual. O que quer dizer isso? É como o irmão mais velho que se põe na frente do mais novo e diz: “pra bater nele vai ter que me enfrentar primeiro”. Na igreja você terá um pastor, um líder local, alguém que o auxiliará a cuidar de sua alma, desde que você aceite com submissão e amor essa ajuda. Caso contrário, em meio à terrível guerra da vida natural e sobrenatural, você estará só, entregue a si mesmo e sujeito às ciladas e artimanhas do diabo. Como já sabemos, unidos somos mais fortes.

(Hebreus 13:17) “Obedecei aos vossos guias e sede ___________________ para com eles; pois _______________ por vossa ____________, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros.”

As infiltrações na igreja

Mas o que dizer de tantos escândalos envolvendo igrejas evangélicas? Infelizmente estas coisas têm acontecido cada vez mais!

A Bíblia fala sobre o joio no meio do trigo e sobre os lobos vestidos de cordeiro. A Bíblia também diz que estes falsos pastores não escaparão do juízo de Deus!

(Mateus 7:21-23) “21 Nem todo o que me diz: ______________________! entrará no reino dos céus, mas aquele que _________________________________, que está nos céus. 22 Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós _________________ em teu nome, e em teu nome não _________________________, e em teu nome não fizemos muitos ______________________? 23 Então, lhes direi explicitamente: ____________________. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade.”

CONCLUSÃO

A Palavra de Deus nos traz vida abundante. Leia a Bíblia diariamente e pratique seus ensinamentos. Não acredite em doutrinas que as pessoas ensinam sem antes conferir a Bíblia, em toda ela, não apenas em partes isoladas.

Seja parte da igreja para que você possa fazer parte do corpo de Cristo e receber dele toda a instrução, proteção e alimento espiritual, pois membro fora do corpo morre! Há várias formas de se fazer parte de uma igreja: a mais simples é participar de seus cultos.

DÚVIDAS:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Que Deus o abençoe!