3 - O projeto de Deus e os falsos caminhos

09/04/2015 21:26

Na primeira lição vimos sobre o início de todas as coisas e como o homem pecou e foi expulso da presença de Deus, trazendo sobre si muitos males: dor, sofrimento e morte! Na Lição 2 aprendemos que Deus preparou um plano, um projeto para resgatar o homem da sua destruição, sendo que no Velho Testamento Deus usou, profeticamente, a figura do cordeiro sem defeito, que morria no lugar do verdadeiro culpado pelo pecado, de modo que o pecador era perdoado. Vimos, também, que João Batista, ao ver Jesus, disse: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.” Desse modo, Deus estava nos mostrando que o seu projeto havia se estendido para o tempo de uma nova aliança com o homem, revelada no Novo Testamento.

Nesta terceira lição vamos aprender como Deus consumou a sua parte neste projeto proposto para a nossa salvação e qual a nossa parte. Também, veremos alguns exemplos de engano do Diabo, que tenta fazer com que o homem não aceite o projeto de Deus e tente se justificar (aliviando sua consciência pecadora) de outras maneiras.

Quem são os filhos de Deus?

Primeiramente, vamos conhecer o modo como Deus vê o homem que ainda não aceitou o seu projeto de Salvação.

A palavra de Deus nos diz que o homem natural, em seu primeiro modo de existência, é apenas uma criação de Deus (natureza criada, ou criatura), o qual necessita de libertação da escravidão do pecado para alcançar um estado diferente, o da liberdade concedida aos filhos de Deus.

Preencha os versículos bíblicos que apontam para essa realidade:

(Romanos 8:21) "Na esperança de que também a mesma ___________________ será libertada da ________________ da corrupção, para a _____________________ da glória dos filhos de Deus.

Quando Jesus se refere ao homem que ainda não conheceu o seu evangelho, o chama de criatura e não de filho de Deus:

(Marcos 16:15) "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o __________________ a toda ____________________."

Como vimos, a bíblia nos mostra que o homem, antes de conhecer e aceitar o projeto de salvação de Deus (em Jesus, o cordeiro de Deus) é chamado de criatura, mas quando o conhece e o recebe passa a ser chamado de filho de Deus.

Agora complete os versículos que nos mostra essa nova condição do homem depois de aceitar o projeto de salvação de Deus:

(João 1:11,12) 11 Veio para o que era seu, e os seus _____________ o receberam. 12 Mas, a todos quantos o ________________________, deu-lhes o poder de serem feitos _____________________, a saber, aos que ____________ no seu nome.

(Efésios 1:5) nos predestinou para ele, para a _______________________, por meio de _______________________, segundo o beneplácito de sua vontade,

Assim, somente quem recebeu Jesus como Senhor e Salvador é filho de Deus, segundo nos ensina a bíblia. Como você tem recebido a Jesus, por meio do estudo da sua “palavra”, ensinada nestas lições, alegre-se, pois você tem se tornado, pela fé, em um filho de Deus!

O sofrimento de Jesus por amor ao homem pecador que veio salvar

Como já vimos, o amor de Deus foi tamanho que ele decidiu resgatar o homem de seu estado de pecado e da condenação de morte, preparando um projeto que incluiu seu próprio filho.

Jesus, aceitou participar desse projeto e se ofereceu para realizá-lo em nosso favor. Ele sabia que isso não seria fácil. Ele sabia que seria traído e entregue como um criminoso e que haveria de morrer por nós em uma cruz. As horas que antecederam a prisão de Jesus foram agonizantes. Após ser preso, Jesus foi muito humilhado e surrado.

Preencha os versículos bíblicos que nos mostram o martírio que Jesus enfrentou até concluir o plano preparado por Deus para nos salvar:

(Mateus 26:38,39 – 46-50) “Então, lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à ___________________ (...) prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, __________________ como eu quero, e sim ____________________.”  (Vs. 46-50) “Levantai-vos, vamos! Eis que o traidor se aproxima. Falava ele ainda, e eis que chegou Judas, um dos doze... Ora, o ______________ lhes tinha dado este sinal: Aquele a quem eu _______________, é esse; prendei-o. E logo, aproximando-se de Jesus, lhe disse: Salve, Mestre! E o beijou (...) aproximando-se eles, deitaram as mãos em Jesus e o prenderam. Vs. 67 – “Então, uns ______________ no rosto e lhe davam __________, e outros o ___________________...”

(Mateus 27:26-31) “após haver _____________ a Jesus, entregou-o para ser crucificado. ...Despojando-o das vestes, cobriram-no com um manto escarlate; tecendo uma coroa de _______________, puseram-lha na cabeça e, na mão direita, um caniço; e, ajoelhando-se diante dele, o ___________________________, dizendo: Salve, rei dos judeus! E, ________________ nele, tomaram o caniço e davam-lhe com ele __________________. Depois de o terem escarnecido, ____________________ o manto e o vestiram com as suas próprias vestes. Em seguida, o levaram para ser crucificado. (Vs. 33-37) - E, chegando a um lugar chamado ___________________, que significa Lugar da Caveira, deram-lhe a beber _______________________________; mas ele, provando-o, não o quis beber. Depois de o crucificarem, ____________________________________, tirando a sorte... (Vs. 45,46) - Desde a hora sexta até à hora nona, houve ___________________ sobre toda a terra. Por volta da hora nona, clamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni? O que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me ___________________________?

(João 19:29,30) “Estava ali um vaso cheio de _________________. Embeberam de vinagre uma esponja e, fixando-a num caniço de hissopo, lha chegaram à ____________. Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: _________________________! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito.

Foi assim que Jesus consumou a parte que lhe cabia, nos amando até a morte.

A vitória de Jesus pela ressurreição

(Atos 13:30 RA) “Mas _____________ o ressuscitou dentre os mortos;”

Jesus venceu a dor, a humilhação, o pecado e a morte por todos nós. Sim, Ele morreu, mas ao terceiro dia Deus o ressuscitou, reconhecendo que Jesus havia cumprido completamente tudo o que havia se comprometido a fazer para nos dar a certeza da vitória!

(Mateus 28:1,5) - “...ao entrar o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro... Mas o anjo, dirigindo-se às mulheres, disse: Não temais; porque sei que buscais Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui; _____________________, como tinha dito.”

(Hebreus 13:20) – “Ora, o Deus da paz, que tornou a trazer dentre os ____________ a Jesus, nosso Senhor, o grande Pastor das ovelhas, pelo sangue da eterna ______________...”

Após a ressurreição, Deus exaltou Jesus acima de tudo.

(Filipenses 2:9 RA) “Pelo que também Deus o _______________ sobremaneira e lhe deu o nome que está _________________ de todo nome,”

A nossa parte: aceitar e viver o evangelho pregado por Jesus

Jesus cumpriu a fielmente a parte Dele no projeto de Deus para a salvação da humanidade. Desceu de sua glória e veio a este mundo, como homem e, sem pecado, morreu no lugar do pecador, como sacrifício perfeito e aceitável diante de Deus.

Mas, enquanto esteve realizando seu ministério, deixou a mensagem do evangelho para que pudéssemos cumprir com a nossa parte no projeto de Deus para a nossa salvação. E a principal mensagem do evangelho pregado por Jesus consiste em:

1 - arrependimento dos pecados, após reconhecermos que somos pecadores e após identificamos os pecados que cometemos contra Deus e contra o próximo;

2 - confissão desses pecados a Deus e àqueles que ofendemos para reconciliação;

3 – pedido de perdão a Deus e àqueles que ofendemos com nossos pecados, com sincero desejo de não mais tornar aos mesmos pecados;

4 – mudança de atitudes que testifiquem que abandonamos a vida de pecados e passamos a viver segundo o amor de Deus – o velho homem morreu e nasceu um novo homem.

Quando tomamos essas atitudes de fé recebemos perdão por meio do sacrifício do unigênito filho de Deus e assumimos, desde logo, o reino de Deus, preparado para os remidos.

Agora preencha os versículos bíblicos que nos mostram as verdades que citamos:

 

Arrependimento:

(Marcos 1:14) Depois de João ter sido preso, foi Jesus para a Galiléia, pregando o __________________________, 15 dizendo O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; ________________________ e crede no evangelho.

(Atos 3:19) _____________________, pois, e convertei-vos para serem ________________ os vossos __________________,

Confissão de pecados:

(1 João 1:8-10) 8 Se dissermos que _________________________________, a nós mesmos nos ___________________, e a verdade não está em nós. 9 Se __________________________ os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos ________________ os pecados e nos purificar de toda injustiça.  10 Se dissermos que ___________________ cometido pecado, fazemo-lo ________________, e a sua palavra não está em nós.

(Provérbios 28:13) “O que _____________ as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as ______________ e ____________ alcançará misericórdia.”

(Tiago 5:16) __________________, pois, os vossos _________________ uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes _______________. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.

Pedido de perdão:

(Lucas 11:2-4) 2 Então, ele os ensinou: Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; e  3 o pão nosso cotidiano dá-nos de dia em dia; 4 ___________________ os nossos _______________, pois também nós __________________ a todo o que nos deve; e não nos deixes cair em tentação.

(Mateus 5:23-24) Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem _________________________________, 24 deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro _____________________________; e, então, voltando, faze a tua oferta.

 

Mudança de atitudes:

(2 Coríntios 5:17) Assim que, se alguém está em Cristo, _________________________ ; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

(João 3:3) A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não ________________________, a não pode ver o reino de Deus.

Os filhos de Deus e a comunhão restaurada com o criador

Tal qual Adão e Eva retornaram à apresentar-se diante de Deus, nós também, arrependidos e perdoados, temos a nossa comunhão com Deus restabelecida e podemos ter acesso à sua santa e maravilhosa presença.

Como já estudamos na lição 2, a arca da aliança, que simbolizava a presença de Deus, ficava guardada em uma repartição do tabernáculo chamada “santíssimo lugar”. Nesse espaço reservado, apenas o Sumo Sacerdote entrava uma vez por ano para uma ministração especial. Nos demais dias do ano, os sacerdotes só podiam acessar o compartimento anterior ao santíssimo lugar, onde ficava um candelabro, um incensário e uma mesa para pães. Nessa ante-sala (santo lugar) os sacerdotes ministravam trazendo o sangue do animal que havia sido sacrificado no altar, do lado de fora, no pátio (átrio) do tabernáculo. O sangue era a prova de que o pecador havia se arrependido e oferecido um animal inocente para a remissão de seus pecados. Havia um grande véu que separava o santo lugar (ante-sala) do Santíssimo lugar (local onde ficava a arca da aliança). Desse modo, nenhum sacerdote podia contemplar a arca da aliança, que representava a maior intimidade da presença de Deus.

A bíblia nos diz que no momento em que Jesus entregou o seu espírito na cruz do calvário, esse véu se rasgou de alto a baixo, de modo que a separação que havia do “santíssimo lugar” com o “santo lugar” deixou de existir. Assim, todos os sacerdotes que ministravam na ante-sala puderam desfrutar de um momento maravilhoso, reservado apenas ao Sumo Sacerdote. A santíssima presença de Deus estava franqueada a todos os sacerdotes que ministravam diante de Deus.

Ora, a palavra de Deus também nos ensina que hoje nós, os filhos de Deus, somos sacerdotes de Deus. Desse modo, a morte de Jesus na cruz e o rompimento do véu nos revela que a partir do sacrifício de Jesus, todos os sacerdotes do altíssimo passam a ter acesso a Deus, desfrutando de uma intimidade nunca antes experimentada com o santíssimo Deus. Que maravilha!!!

Agora, preencha os versículos bíblicos que nos mostram essa bênção:

(1Pedro 2:9) Vós, porém, sois raça eleita, ______________________ real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de ________________, a fim de proclamardes as virtudes o daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

(Mateus 27:51) “Eis que o véu do santuário se _________________ em duas partes de alto a baixo.”

(Hebreus 9:12) “...não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu _________________ sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna ___________________.”

(Hebreus 10:19-20) “Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no ______________________, pelo sangue de ________________, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo ____________, isto é, pela sua carne.”

(1 João 1:6-7) 6 Se dissermos que mantemos _________________ com ele e andarmos nas trevas, _________________ e não praticamos a verdade. 7 Se, porém, andarmos ____________, como ele está na luz, mantemos _____________ uns com os outros, e o _________________, seu Filho, nos purifica de ____________ pecado.

A promessa de Jesus

Mesmo antes de partir, Jesus já havia dito aos seus discípulos que haveria de morrer, mas que iria para o céu preparar um lugar para nós e que viria nos buscar. Também, afirmou que Ele seria o próprio caminho que nos levaria a esse lugar especial, onde Deus está. Preencha os versículos que nos mostram essas promessas gloriosas:

(João 14:1-6) 1 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. 2 Na casa de meu Pai há ___________________________. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou __________________ lugar. 3 E, quando eu for e vos preparar lugar, _________________ e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também. 4 E vós sabeis o caminho para onde eu vou. 5 Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; como saber o caminho? 6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o _______________, e a verdade, e a vida;  ________________ vem ao Pai senão __________________.

Assim, está consumada a parte de Deus nesse projeto. Agora é conosco. A nossa parte é aceitar o evangelho da salvação, posto unicamente em Jesus Cristo, nosso Senhor.

É por isso que temos a certeza que fora de Jesus não há salvação. Nenhum outro homem ou mulher morreu pelos nossos pecados e ninguém mais poderia satisfazer esse projeto estabelecido por Deus desde o Éden.

Através do Sangue do Cordeiro de Deus temos acesso ao Pai, perdão dos nossos pecados, cura das nossas enfermidades, vida abundante e vitória! E tudo isso só ocorre por meio de Jesus, o único Caminho, o único Mediador entre Deus e os Homens, o único Salvador e Senhor.

Fora de Jesus não há salvação. Escolher outro caminho para se chegar a Deus e para ser salvo é o mesmo que tentar ser salvo fora do projeto de Deus e isso leva à Morte!

(1 Timóteo 2:5) “Porquanto há um só  ______________ e um só _____________________ entre Deus e os homens, _________________, homem.”

Afastando o engano

Como vimos, a nossa salvação só vem de Cristo Jesus. Foi Ele quem morreu por nós, pagou o preço e ressuscitou. Não há outro caminho.

Porém, a humanidade continua fazendo coisas que entristecem a Deus. Muitos ignoram a Jesus, desprezam seu sacrifício e acreditam que há outros caminhos para sua salvação. Mas, na verdade, são todos caminhos de morte, pois por mais bem intencionados que sejam não conduzem o homem a Deus: Há um texto em provérbios 16:25 que nos ensina que  “Há caminho que parece direito ao homem, mas afinal são caminhos de morte.”

Mesmo assim, o homem insiste em querer alterar o projeto de Deus, em criar seus próprios projetos.

Por exemplo: Há gente que diga que todos os caminhos levam a Deus. Isso não é verdade, pois a palavra de Deus nos garante que Jesus é único Caminho.

Outros crêem que outros personagens bíblicos podem salvá-los. Mas, é bom lembrar que nenhum outro personagem bíblico ou historio ressuscitou de entre os mortos. Somente Jesus cumpriu perfeitamente o projeto de Deus. Reconhecemos a grande obra dos santos homens e mulheres que fizeram parte da história bíblica, mas só em Jesus alcançamos remissão de pecados e salvação.

Ainda, há quem acredite que podem se salvar por meio de seus próprios esforços e por sua conduta moralmente aceitável diante dos homens. A boa moral é sempre muito boa, mas não foi este o projeto que Deus preparou para a salvação do homem. As boas obras são equivalentes às folhas de figueira que Adão e Eva prepararam para tentar se achegarem a Deus. Mas Deus não os aceitou dessa maneira. Só os recebeu com cobertos com a veste retirada de um animal inocente que morreu no lugar deles. Por isso, as nossas boas obras não podem cumprir com o projeto de Deus para a nossa salvação.

Preencha o versículo que nos mostra que não podemos ser salvos por meio de  boas obras, caridade, boa conduta moral  ou mesmo aperfeiçoamento pessoal por meio da reencarnação em várias vidas (espiritismo):

(Efésios 2:8) “Porque pela ____________ sois salvos, mediante a fé; e isto ___________________________; é dom de Deus.”

(Hebreus 9:27) “E, assim como aos homens está ordenado _____________ uma só vez, vindo, depois disto, o ______________.”

Por fim, devemos saber que não podemos ser salvos por outros deuses (falsos deuses) e por falsas crenças, tais como budismo, islamismo, hinduísmo e outros.

(Atos 4:12) “E não há salvação em _____________ outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos _______________.”

Jesus não tem intermediários, não tem ajudantes; ninguém morreu e ressuscitou por nós junto com Ele. Nenhum outro pode reivindicar a condição de  “Cordeiro de Deus”, Santo, Perfeito, sem pecado algum! Para chegarmos a Deus e até mesmo para pedirmos alguma coisa a Ele, só é possível por intermédio de Jesus.

(João 16:23) “Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes alguma coisa ao Pai, ele vo-la ___________________ em meu nome.”

CONCLUSÃO

Não procure solução para sua vida em mais ninguém, em mais nada, APENAS EM JESUS! Se não for exclusivamente por intermédio de Jesus, Deus se entristece e não aceita sua oração, Deus não nos aceita diante dele por outro modo, assim como Ele não aceitou a oferta de Caim (lembra?), que ofereceu fruto da terra. O fruto da terra significa tudo aquilo que vem do ser humano! A Salvação vem de Deus.

O diabo está sempre tentando criar falsos projetos para substituir o projeto de Deus e levar o homem para o inferno! Já dissemos que há caminhos que parecem ser bons, mas seu fim é de morte. Há um bom ditado que diz que “de boas intenções o inferno está cheio!”

O projeto de Deus é JESUS!!! Apresente-se sempre em Nome de Jesus, o Cordeiro, a oferta de Abel que foi aceita, o segredo da vitória. ENTREGUE SUA VIDA A JESUS. Assim Deus Pai sempre o ouvirá e o abençoará!

 

DÚVIDAS:_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Que Deus o abençoe!