13 - Vivendo em comunhão com os irmãos

09/04/2015 21:17

“Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!” (Salmos 133:1 RA)

1 – União é mais que ajuntamento, mas não há união na dispersão.

Na dispersão pode até haver ligação, mas não união. A união requer contato, interação, complementação, compromisso e encaixe que não se desliga facilmente, tal como as peças de um quebra-cabeças.

2 – O exemplo de Jesus

Jesus, também, estava sempre reunido com seus discípulos, tanto no templo como em casas ou em locais reservados:

“Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte, e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos;” (Mateus 5:1 RA)

“E sucedeu que, estando ele em casa, à mesa, muitos publicanos e pecadores vieram e tomaram lugares com Jesus e seus discípulos.” (Mateus 9:10 RA)

“37 Jesus ensinava todos os dias no templo, mas à noite, saindo, ia pousar no monte chamado das Oliveiras. 38  E todo o povo madrugava para ir ter com ele no templo, a fim de ouvi-lo.” (Lucas 21:37-38 RA)

3 – O exemplo da igreja primitiva

Algumas características marcantes da Igreja primitiva eram a união, a comunhão, o compartilhamento e as reuniões, tanto no templo como nas casas:

“42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. 43  Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. 44  Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. 45  Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. 46  Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, 47  louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.” (Atos 2:42-47 RA)

4 – A ordem do novo testamento: a reunião dos crentes é imprescindível

Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.” (Hebreus 10:25 RA)

Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.” (Mateus 18:20 RA)

 

5 – Benefícios da unidade

  • Cooperação e apoio mútuos:

“25 para que não haja divisão no corpo; pelo contrário, cooperem os membros, com igual cuidado, em favor uns dos outros. 26  De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, se um deles é honrado, com ele todos se regozijam.” (1 Coríntios 12:25-26 RA)

  • Aprendemos muito ao estar em contato com outros irmãos. Aprendemos com suas experiências, lutas e vitórias. Temos bons exemplos a seguir, pois o homem é produto do meio em que vive!

 “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.” (1 Coríntios 11:1 RA)

  • Desenvolvemos nosso caráter cristão exercitando o amor, o companheirismo e o perdão

“25 para que não haja divisão no corpo; pelo contrário, cooperem os membros, com igual cuidado, em favor uns dos outros. 26 De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, se um deles é honrado, com ele todos se regozijam.” (1 Coríntios 12:25-26 RA)

“Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós;” (Colossenses 3:13 RA)

“21 Então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? 22  Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete.” (Mateus 18:21-22 RA)

6 - Advertências

O propósito de satanás é que fiquemos longe do corpo de Cristo e assim saiamos do propósito que Deus tem para nós e passemos a viver de modo egoísta e isolado. Deixar a igreja, ficar sem pastor, sem conselhos, sem exortação e sem influência da palavra diária de Deus deixa o homem vulnerável: uma presa fácil para o lobo.

Precisamos uns dos outros!

“20 O certo é que há muitos membros, mas um só corpo. 21  Não podem os olhos dizer à mão: Não precisamos de ti; nem ainda a cabeça, aos pés: Não preciso de vós. 22  Pelo contrário, os membros do corpo que parecem ser mais fracos são necessários;” (1 Coríntios 12:20-22 RA)

APLICAÇÃO:  Nestes dias em que o egoísmo, a autossuficiência e a impaciência imperam na sociedade, temos que apresentar ao mundo a sugestão bíblica para o seu viver, cujos fundamentos sejam o amor, a paciência, a comunhão, a unidade e o caráter de Cristo.

“9 Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. 10  Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante.” (Eclesiastes 4:9-10 RA)