Carta 83

02/07/2013 14:08

De: MARIA

Enviada em: quinta-feira, 24 de dezembro de 2009 01:12

Para: Pastor Sólon

APDSJ Pr. Sólon Um abraço à todos os seus, não esqueci da Rebeca.

Porque se tem tantas dúvidas por este assunto.

Se podem ou não ser Diáconos, Pastores, se podem casar mais de uma vez.

 (1 Timóteo 3:12) Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas.

(1 Timóteo 3:2) Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar;

(Mateus 5:31-32) 31 Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de desquite. 32 Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério.

(Mateus 19:7-9) 7 Disseram-lhe eles: Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio, e repudiá-la? 8 Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza dos vossos corações, vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas ao princípio não foi assim. 9 Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.

(1 Coríntios 7:10-11) 10 Todavia, aos casados mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido. 11 Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.

AMÉM

Boa Noite Pr. Solon APDSJ.

Então nada impede o SERVO servir ao SENHOR, no proclamar a PALAVRA DE DEUS, ser um evangelista. Como a própria  Mulher Samaritana que deu seu testemunho do que ela havia vivenciado com JESUS. Também Maria Madalena que sempre próxima do SENHOR JESUS estava. Pois houve da parte de todos estes o verdadeiro arrependimento.

A  PALAVRA DE DEUS não muda. Ele julga com justiça dentro da sua PALAVRA. 

 (João 4:23-24) 23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. 24 Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

 A PALAVRA DE DEUS tem que ser cumprida. P/ que então sejamos por DEUS considerados os verdadeiros adoradores do SENHOR.

(Gálatas 6:7-8) 7 Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. 8          Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.

Maria

 

From: Pastor Sólon

To: maria@hotmail.com

Date: Thu, 24 Dec 2009 03:27:53 -0200

Amada irmã MARIA, que a paz do Senhor Jesus seja contigo.

Eu gostaria que as coisas fossem simples assim. Infelizmente, no meu entendimento, não são. Como pastor, tenho que lidar com coisas complicadas no meu dia-a-dia e, se tiver que errar, prefiro errar por amar as pessoas e não por exigir delas algo que não sabemos se Deus, de fato, exigiu.

 Apenas para que você medite, vou fazer algumas colocações para nossa reflexão:

 1)  Ser casado com uma só mulher significa casar-se uma única vez? (o viúvo não pode casar-se novamente?). Ou significa ser monogâmico, uma vez que no passado as culturas existentes, inclusive a judaica (desde Moisés) admitiam que um homem tivesse mais de uma mulher (Gn 32:22 – Dt 17:17 – Dt 21:15 - 1 Sm 1:2 - 2Sm 5:13 – 1Cr 4:5), desde que pudesse sustentá-las com dignidade?

2) A proibição de repúdio, divórcio e de novo casamento foi orientada aos crentes ou aos ímpios? É bom lembrar que a bíblia foi inteiramente escrita para o povo de Deus (Israel, no VT e igreja no NT) e que Paulo quando trata deste assunto em 1Cor 7 faz distinção entre a mulher (e o homem) crentes e a mulher (e o homem) incrédulos. Se você compreender isso, ficará fácil afirmar que Deus não admite que um casal crente se separe, em hipótese nenhuma. Até aí, tudo bem. Mas quanto aos ímpios, que somente estarão sujeitos a essa ordenança depois de se tornarem novas criaturas e passarem a integrar o corpo de Cristo? A pergunta é: a nova criatura é, de fato, uma nova criatura? Tudo se fez novo (2Cor 5:17)? Se o casal se que se converter, passando a ser novas criaturas, for “de segundo casamento”? Eles devem desfazer o casamento, separar  os filhos comuns e voltarem para seus antigos cônjuges, que já podem estar casados com outras pessoas e com filhos comuns também? Devemos orientar que uma família seja dividida para unir outra? O efeito da segunda divisão não seria tão maléfico quando o da primeira, que ocorreu no tempo da incredulidade?

3) Você já reparou que o apóstolo Paulo disse que a viúva está LIVRE para se casar novamente com quem quiser, sem que isso seja pecado (1Cor 7:39)? Você já notou que, no mesmo capítulo, o texto de 1Cor. 7:15 diz que a mulher, ou o homem, que ficar só por ter sido abandonada(o) pelo cônjuge incrédulo, não está sujeita(o) à servidão (está LIVRE)? A liberdade da viúva, cujo marido (morto físico) a deixou é diferente da liberdade do cônjuge abandonado pelo outro incrédulo (morto espiritual) que abandonou?

Bom, amada, não estou dizendo que acho louvável que um pastor esteja no segundo casamento. Se o caso é de um crente que se separou de sua mulher crente, isso é inadmissível, no meu ponto de vista. Mas, quanto àquele que veio a Jesus já nesta condição, prefiro ser um pouco mais prudente.

Cada caso é um caso e deve ser examinado com suas peculiaridades. Digo isso com toda a tranqüilidade, pois eu sou marido de uma só mulher, em qualquer dos sentidos que possamos adotar como mais apropriado. Logo, não estou aqui defendendo meu ministério, mas apenas comentando fatos da vida de um pastor. Creio que se adotarmos esse rigor com relação a essa questão, que no meu humilde ponto de vista gera alguma dúvida, creio que igual rigor deveria ser adotado quanto às mulheres que querem ensinar, nas igrejas, nos Maanains ou na internet, pois nessa questão o apóstolo Paulo, na mesma carta aos Coríntios, não deixou qualquer margem para duplo entendimento ao afirmar, como mandamento do Senhor, que as mulheres permanecessem caladas na igreja e que se quisessem aprender interrogassem seus maridos em casa (1Cor. 14:34,35). Será que devemos utilizar o argumento cultural (naquele tempo as coisas eram assim) para o segundo texto e não devemos utilizar o mesmo argumento cultural para o primeiro?

 Querida, ser pastor não é uma tarefa fácil e exige muito mais do que simplesmente pregar orientações e revelações pré-formatadas. Pessoalmente, considero que nem todos os pregadores ou cantores que atualmente recebem o título de pastores, de fato o são. Pastor, no meu ponto de vista, é somente aquele que está no meio do rebanho, vivendo, conduzindo e se dando por ele. Ser pastor é viver os problemas das pessoas e amá-las, acima de tudo.

Pregar é fácil e não exige muito mais do que um pouco de conhecimento e boa articulação de pensamento e palavras. Mas, amar... é mandamento e não opção.

 Posso até não ser compreendido, mas devo ficar com a opção do amor, sempre! Havendo possibilidade, vou afastar a liturgia, o rigor da lei, o farisaísmo e vou amar... sempre! Creio que o risco é bem menor.

 Com carinho,

 Pr. Sólon.

 

De: maria

Para: Pastor Sólon

Em: qui 24/12/2009 12:20

APDSJ Pr. Sólon.

Agradeço por sua atenção. Fico Feliz em perceber o AMOR pelas ovelhas de DEUS. 

Deixo esta PALAVRA DE DEUS.

(Provérbios 10:22) A bênção do SENHOR é que enriquece; e não traz consigo dores.

Estarei meditando na PALAVRA.

Um abraço c/ carinho,

Maria