Carta 80

02/07/2013 14:05

De: maria@hotmail.com

Em: 2010/1/18

A Paz do Senhor irmão.

Sou evangélica e membra da Igreja (...), no RJ e meu namorado freqüenta a Maranata. Fui a duas reuniões e estranhei o modo pelo qual o culto é conduzido, o fato de eles terem um livro de louvores próprios, não levantarem ofertas nem o dizimo, a duração do culto. Eu já fui a outras denominações e não encontrei o mesmo tipo de culto.

Mas eu achava que meu namorado estava no caminho certo. Ele ainda não é batizado. Eu o havia chamado p ir na minha, para conhecê-la, mas ele se recusou. Ele fala mal do fato de existir pastora. Ele também não acredita que muitos louvores gravados por cantores gospel sejam realmente revelados por Deus.

Pensei que era por ele ainda não ser convertido e não saber da Palavra.

Só que em mim ascendeu a vontade de pesquisar sobre essa denominação e confesso que fiquei assustada com o fato de ela poder ser uma heresia. Muitos dos seus dogmas eu confirmei pelas atitudes do meu namorado.

Por favor, ajude-me quanto a isso.

Obrigada!!

 

De: Pastor Sólon

De: maria@hotmail.com]

Em: seg 18/01/2010 19:40

Prezada irmã MARIA, que a paz do Senhor Jesus seja com você.

 Sugiro que você peça que seu namorado faça algumas perguntas ao pastor dele, nos seguintes termos:

1) se minha namorada decidir não freqüentar a ICM, nós poderemos nos casar aqui, no templo da ICM? Se não, por que? Qual o fundamento bíblico para essa proibição?

2) se for possível a realização do casamento na ICM, o pastor da igreja dela (servo fiel e comprometido com Deus) pode trazer uma mensagem para a igreja e para os convidados? Se não, por que? Qual o fundamento bíblico para essa proibição?

3) se nos casarmos na ICM, o pai da minha mulher pode entrar com ela? Se não, por que? Qual o fundamento bíblico para essa proibição? Em que lugar da bíblia há ensinamentos sobre o ritual do casamento?

4) se minha namorada não quiser frequentar a ICM e nós não pudermos nos casar aqui, o pastor da ICM pode celebrar o nosso casamento na igreja dela, atendendo ao ritual de lá? O pastor pode convidar os irmãos da ICM, de púlpito, para participarem dessa cerimônia em outra denominação? Se não, por que? Qual o fundamento bíblico para essa proibição?

5) se minha esposa for de outra denominação, eu poderei ser um obreiro, um diácono ou um pastor na ICM? Se não, por que? Qual o fundamento bíblico para esse impedimento?

6) eu posso assistir aos cultos na igreja evangélica da minha esposa duas vezes por semana e ainda assim ser um instrumentista na ICM? Se não, por que? Qual o fundamento bíblico para esse impedimento?

7) eu posso acompanhar minha esposa aos seminários da igreja dela e ser um membro do grupo de intercessão da ICM?

8) quando meus filhos nascerem, eu posso convidar os membros da ICM para participarem da apresentação da criança na igreja da minha esposa? Se não, por que? Qual o fundamento bíblico para essa proibição?

9) se minha mulher não optar por frequentar a ICM, mas participar de alguns cultos conosco e usar calça comprida, ela poderá fazer os seminários (Maanains) comigo? Se não, por que? Qual o fundamento bíblico para essa proibição?

10) se o pastor da igreja da minha mulher me convidar para pregar a palavra na igreja dela eu posso? Eu preciso consultar a Deus para pregar a palavra de Deus? Por que? Qual o fundamento bíblico para isso?

Amada, se o seu namorado tiver coragem de fazer essas perguntas ao pastor dele, provavelmente ouvirá uma das seguintes respostas:

1) "Deus nos mostrou que para a sua 'obra' ele quer assim"

2) "Vou levar essas questões aos pastores da área" (mesmo sabendo as respostas, caso não queira "espantar" um novo convertido, essa é uma boa solução: transferir a responsabilidade para um grupo maior e superior. Neste caso, quando algumas respostas vierem serão acompanhadas da seguinte expressão: "Deus mostrou que..."

3) "Vou levar essas questões para o grupo de intercessão." Neste caso, ele reunirá o grupo de intercessão, contará a história, mostrando o quanto o irmão está fora do entendimento de "obra" e depois pedirá algumas orações. Em seguida alguns irmãos terão visões que mostrarão o seu namorado em dificuldades, cego, confuso etc. Depois disso, o pastor o procurará e dirá o que Deus mostrou, deixando-o um pouco assustado e com peso na consciência, por não estar compreendendo "a vontade de Deus para a sua obra". Desse modo, ele afastará todos esses questionamentos, mesmo sem alcançar qualquer fundamento bíblico.

Talvez, se o seu namorado for uma pessoa humilde e buscar a verdade com sinceridade de coração, tirará algumas conclusões desse exercício que sugeri.

 No mínimo , ele vai ter que encarar uma realidade: se ele quer, de fato, se casar com você e ter uma família unida, vai ter que convencer você que ele está certo e que você está equivocada.

Agora, vamos fazer um exercício de possibilidades futuras?

 1) se o "entendimento de obra" do seu namorado for crescente e ele perceber que você está irredutível quanto a passar para a ICM, ele vai terminar o namoro com você;

 2) se o "entendimento de obra" do seu namorado não evoluir, há duas possibilidades:

a) ele vai sair da ICM e casar-se com você. Mas se não sair com convicção, ele continuará preso lá (emocionalmente e espiritualmente), o que o levará a não aceitar qualquer outra igreja evangélica;

b) ele vai se casar com você em outra igreja (pode ser na sua) e depois continuará frequentando a ICM. neste caso, ele sofrerá algumas restrições para servir a Deus na ICM, a menos que as coisas mudem no futuro.

Logo, querida, se Deus não operar um milagre, você terá muitas frustrações pela frente.

Se você o ama e perceber que o "entendimento de obra" dele está cada vez mais bem construído, melhor você se preparar para ser uma boa serva de Deus na ICM, ou enterrará os sonhos espirituais de seu futuro marido e viverá em um jugo desigual.

Lembre-se que é você quem deve acompanhá-lo (assim eu entendo), caso não queira que seus filhos cresçam em meio a uma grande incoerência: quem está certo? Papai ou mamãe? O Deus da mamãe é o mesmo Deus do papai? Se é o mesmo Deus, por que eles estão separados pela igreja?  Por que Deus diz uma coisa para um e outra coisa para outro? Que imagem de Deus se formará na cabeça dessas crianças? Um Deus que desune?

Pense bem...

Sinto muito por não poder ajudá-la.

O Senhor te abençoe e te guarde. O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti. O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pastor Sólon.

A Paz do Senhor

 

De: maria@hotmail.com]

Data: ter 19/01/2010 14:17

Pr. Sólon, pelas pesquisas que eu fiz eu já imaginava tudo isso que o senhor falou, porém, apesar de o meu namorado estar a muito tempo freqüentando a ICM, ele nunca se modificou de verdade, nunca se entregou para Jesus e não pratica a Palavra. Também freqüenta umas 3 vezes por mês os cultos na Maranata. Ele não está convertido, sabe que tem que se entregar e se batizar, mas ainda não foi tocado pelo Espírito Santo para isso.

O entendimento da "obra" que tem lá ele não tem; não implica comigo pelo fato de eu usar calça, entre outros ensinamentos de lá.

Realmente, não quero viver em jugo desigual, quero servir a Deus ao lado dele, na mesma congregação.

Estou buscando a Deus pelo nosso relacionamento e obtive uma resposta, através de um louvor, muito específico para o nosso caso. Eu amo louvores, sempre que posso estou ouvindo e Deus fala comigo através dos seus louvores.

Estou vivendo na fé que ele será batizado e transformado numa nova criatura em Cristo Jesus. Mas quero estar com ele na mesma congregação.

Antes, estava querendo muito mesmo que ele fosse logo batizado na Maranata. Nunca pensei em nada contrário a essa denominação, até porque eu não a conhecia. Mas foi como eu havia falado ao senhor que no domingo à noite, dentro de mim veio a sede de procurar saber sobre a ICM, pois eu estava sim, havendo a direção de Deus, congregar com ele na Maranata. Porém, depois de tudo o que eu pesquisei e li, esse desejo de ele ser batizado lá, congregar juntos lá não existe mais.

Estou buscando orientação, direção e sabedoria de Deus a esse respeito: sobre a Maranata. Estou procurando respostas aos questionamentos que eu pesquisei, pessoas que foram de lá. Sei que Deus é o único que pode dar todas as respostas que eu preciso e o direcionamento correto, mas como sou curiosa e estou disposta a ir fundo nessa pesquisa, procurei pelo senhor, entre outras pessoas.

Sinto força e paz para lutar por esse milagre nas nossas vidas, porque só um milagre de Deus mesmo, mas para Ele nada é impossível, tenho que levar minhas petições e fazer com que elas sejam reconhecidas por Ele com orações, súplicas ou ações de graças, já que o Senhor falou comigo através de um louvor e se mostrando através da Sua Palavra também.

 Pastor Solon, tudo o que eu li eh verdade mesmo:

1 - que na Maranata, eles ensinam subliminarmente que ela é a única que tem a Palavra de Deus, as outras são "igrejas", "religião"?

2- quem sai da maranata, é visto como um caído, que não entendeu a obra ou que ama a devassidão do mundo, mesmo que vá congregar em outra denominação?

3 - a ICM é a "obra" perfeita, revelada por Deus e por isso é idolatrada e a única verdade?

4 - Por que não falam, durante as orações, "Jesus eu te amo", "Jesus eu te adoro", "Senhor é digno de toda a honra e de toda a glória", "te amo Senhor", "meu Pai", etc, se Deus se alegra quando o filho o busca para ter mais intimidade com Ele? Ele não é o nosso Pai celestial? Então porque eu não poderia chamá-lo de meu Pai? Pai querido e amado?

5 - os membros não podem mesmo praticar nenhum esporte?

6 - Por que não podem ter orkut? O irmão do meu namorado disse a ele que isso é coisa do diabo. A maldade está no coração da pessoa, tudo que é criado no mundo, pode ser usado para o bem ou para o mal, vai depender do coração da pessoa. Orkut, msn dentre outros, é resultado da tecnologia e é verdade sim que nos últimos dias a tecnologia estaria muito avançada mas não está escrito na bíblia que não podemos desfrutá-la.

7 - Por que eles não aceitam louvores de outras denominações nem de cantores gospel que são de Deus?

8 - Qual é o problema de ter uma pastora? Onde na bíblia está escrito que a mulher não pode ser pastora nem subir no púlpito?

9- Por que não é passado o dízimo, se ele é a 10 parte que está sendo devolvido a Deus do que recebemos dEle, pois tudo o que temos e que somos vem de Deus e recebemos das mãos dEle?

10 - Por que não é pedido oferta, se ela é o nosso amor a obra de Deus que damos voluntariamente? Através das nossas ofertas, sustentamos a obra de Deus: não somente a igreja, mas o evangelho. Deus nos dá prosperidade, e isso é dom dEle, para o sustento do evangelho, para que ele possa ser levado e pregado a toda a criatura. 

Essas são algumas dos meus questionamentos.

 Obrigada pela sua atenção!

 Que Deus continue te abençoando!

 Abraços

MARIA