Carta 47

02/07/2013 12:39

De: JOÃO

Em 08/07/2009 20:38

Prezado Pastor, como não obtive sua resposta e imaginando que não tem pagina no Orkut, estou enviando uma copia de meu perfil para o Sr. apreciar e dar seu parecer.

 Meu endereço no Orkut para maiores informações é: joao@yahoo.com.br

 Que a paz do senhor esteja contigo

 JOÃO

P.S. enviei email no dia 30/06/08

 Quem sou eu:

Este perfil foi unicamente criado para denunciar o racismo e injustiça que sofremos (Eu e meu Filho). A minha ex- sogra (...), destruiu um casamento de 11 anos (ela tentou por varias vezes), mas sua filha sempre resistiu a suas investidas, mas como dizem "todos temos um preço", desta vez ela fez a proposta que faltava (Dinheiro) minha Ex- esposa abandonou a família, e o filho de (...) anos porque somos negros, e não sou rico, a ex- sogra não suporta "Negros" - Maria, sua filha, é branca.

Ela nunca aceitou nosso casamento nem nosso filho, por este motivo.

Nosso filho só visitou sua casa por duas vezes na vida, com um mês de idade, e um ano e dois meses ,mas o outro filho de minha ex-esposa (Branco) sempre viveu com a avó, ela também tem um outro neto (...) que também vive com ela, como puxou mais para a mãe, minha ex-cunhada (ele é branquinho ...) eles são aceitos e bem vindos a casa da avó. Por imposição da avó, que dizia quando a filha queria visitá-la, (Aqui em minha casa só tem espaço para você, seu marido e seu filho que fiquem em um hotel, assim não íamos. No dia(25 de Outubro de 2008) aproveitando que ela estava em tratamento psiquiátrico (TOC) (Transtorno Bipolar) e portanto fragilizada, (a mãe sempre teve um grande domínio sobre a personalidade da filha), fez uma lavagem cerebral nela, levando-a a Igreja Cristã Maranata, do Bairro (...) em CIDADE-MG, e dizendo que ela deveria se converter à igreja Maranata, casar-se com um membro da igreja (que acabara de ficar (Rico) (Fazendeiro) e que fora rejeitado em casamento por minha ex-cunhada, que preferiu reatar com o ex-namorado que vivia nos (...), (Minha ex- sogra é apaixonada por dinheiro) mas o candidato foi claro: "só a Mulher, filho não" mas mesmo assim ela disse que só assim ela poderia alcançar a Salvação, por ser o mesmo da mesma religião, assim teriam as bênçãos de Deus.

Sendo assim, ela fez as malas, largou um casamento de 11 anos, (Casamento Oficial em cartório como manda a lei) e um filho de (...) anos para trás, e foi embora com a mãe para a cidade de (...).

Pelo que fiquei sabendo por "terceiros", aceitou a proposta da mãe,e está vivendo "Maritalmente" com a tal pessoa, mesmo antes de o divórcio ser oficializado pela justiça.

Detalhe: Quando a mãe foi se despedir, meu filho perguntou, porque não poderia morar com a mãe.... minha ex- sogra respondeu: Demorei 11 anos para limpar minha família da "sujeira" que sua mãe fez, agora que estou conseguindo, não há mais espaço para nenhum "negrinho" na minha casa não.

NÃO PODEMOS NOS CALAR DIANTE DE TANTA INJUSTIÇA E PRECONCEITO, AQUI AINDA É O BRASIL, OU AFRICA DO SUL? ISTO PERANTE A CONSTITUIÇÃO É CRIME.

E QUE RELIGIÃO É ESTA? QUE PERMITE TUDO ISSO DENTRO DA IGREJA, POIS TODOS OS ENVOLVIDOS SÃO MEMBROS DA IGREJA CRISTÃ MARANATA, NO MESMO ENDEREÇO EM (...).

Hoje completam 275 dias sem contato da mãe, Maria, ela não aceita falar com o filho.

Não se sabe se por vontade própria, ou por imposição do novo companheiro e a mãe.

 

De: pastor-solon

Enviada em: domingo, 19 de julho de 2009 12:38

Para: JOÃO

Prezado irmão, JOÃO, que a paz do Senhor Jesus seja contigo.

Inicialmente, peço perdão pela demora em responder. Isso se deve às minhas muitas atividades de fim de semestre. Mesmo fazendo uma triagem das mensagens que serão respondidas, ainda assim fico com uma grande quantidade de cartas para responder, das quais publico apenas algumas.

De fato, seu primeiro e-mail foi descartado, pois remetia a um endereço de Orkut e eu raramente acesso aquele site de relacionamentos.

Mas, como você enviou o texto de seu perfil e pediu-me um parecer, vou ser sincero e espero não decepcioná-lo, pois farei menção ao que eu realmente acredito ser o melhor para a sua vida e tenho certeza que a palavra de Deus pode socorrê-lo de todas as suas angústias.

Amado, é perceptível a dor que você está sentindo por tudo o que passou e ainda está passando. Vejo sua indignação contra sua sogra e contra a igreja a que ela diz pertencer. Aparentemente, seus “inimigos” tramam contra a sua vida e a de seu filho. Porém, como pastor, procuro ver o que está por trás dos nossos aparentes inimigos.

 

Leia o texto a seguir:

“porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.” (Efésios 6:12 RA)

Segundo nos ensina a palavra de Deus, o que trama contra a sua vida e arma ciladas contra ela não são pessoas, mas forças espirituais malignas, organizadas nas regiões celestes, de modo hierárquico, tendo como líder Satanás.

“Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo;” (Efésios 6:11 RA)

Sabe, querido, o egoísmo, o ódio e a vingança têm sido instrumentos de Satanás para fazer com que as pessoas se destruam. Pensando que estão combatendo seus inimigos, os homens estão se matando, enquanto o verdadeiro inimigo de suas vidas está se divertindo com a auto-destruição da humanidade.

Quero convidá-lo, agora, a desviar seus olhos daqueles que parecem ser seus inimigos e a procurar enxergar seu verdadeiro opositor – aquele que quer seu fracasso e o fracasso de seu filho. Aquele que quer matar sua esperança, seus sonhos e fazer com que sua vida se limite a buscar vingança e justiça com suas próprias mãos. Se você não acordar para isso, ficará preso ao passado e não perceberá sua vida passar e se acabar, juntamente com a vida de seu filho.

O amor procede de Deus e o ódio de Satanás. A quem queremos seguir? Estou certo que o melhor caminho para a restauração de nossas vidas (física, emocional e espiritual) é o amor e não o ódio. A vingança lhe trará um gosto doce à boca, mas uma grande amargura interior, pois golpear seu ofensor (homens) em nada mudará sua situação. Ao contrário, você gastará suas energias para atrair cada vez mais tormentos à sua alma, pois “um abismo chama outro abismo”. Quando você tornar a olhar para si mesmo, verá que sua derrota permanece inalterada. Por isso, o melhor mesmo é trabalhar para sua própria edificação, deixando o resto (juízo e justiça) nas mãos de Deus. Se você quer combater quem o está destruindo, tome as armas corretas, colocadas à nossa disposição em Efésios, cap. 6, e gaste suas energias lutando contra seu verdadeiro inimigo. A vitória é certa!

Medite um pouco nos textos que transcrevo a seguir:

“5  Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu. 6 Sinto abatida dentro de mim a minha alma; lembro-me, portanto, de ti, nas terras do Jordão, e no monte Hermom, e no outeiro de Mizar. 7  Um abismo chama outro abismo, ao fragor das tuas catadupas; todas as tuas ondas e vagas passaram sobre mim. 8  Contudo, o SENHOR, durante o dia, me concede a sua misericórdia, e à noite comigo está o seu cântico, uma oração ao Deus da minha vida.” (Salmos 42:5-8 RA)

 

 

“17 Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens; 18 se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens; 19  não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor. 20  Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça. 21  Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.” (Romanos 12:17-21 RA)

Querido, não sei se você já conhece o amor de Jesus pela sua vida. Se não, posso lhe assegurar que não há ninguém neste mundo que tenha tanta autoridade para lhe falar sobre santificação, perdão e amor, pois Ele mesmo, sem pecados, foi ofendido, discriminado, humilhado e rejeitado, mas logo após ser pregado em uma cruz, olhando para homens que exalavam ódio disse: “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem...”(Lc 23:34). E o mais curioso de tudo isso é que Jesus estava pregado naquela cruz para que hoje pudéssemos alcançar perdão, purificação de nossos pecados, reconciliação com Deus, salvação e, também, para que pudéssemos firmar nossas vidas em seu exemplo: amar (se dar - atitude) até mesmo por aqueles que nos ofendem. Jesus poderia ter fulminado aqueles homens maus, mas em vez disso, permaneceu na cruz até o fim (atitude) para que até mesmo aqueles homens que debochavam Dele tivessem oportunidade de se arrependerem de seus erros e alcançassem a salvação de suas almas.

É por isso que Jesus tem autoridade para nos sugerir que façamos o mesmo, pois foi assim que Ele venceu – pelo amor e não pelo ódio. Jesus suportou tudo e após isso venceu o último inimigo, a morte (1Cor 15:26), ressuscitando ao terceiro dia. Hoje, Jesus está vivo, à destra de Deus, aguardando o grande dia em que todos os que escolherem este mesmo caminho de santificação, perdão e amor (caminho estreito) recebam a coroa da vitória.

“5  Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6  pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; 7  antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, 8  a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. 9  Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, 10  para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, 11  e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai. 12 ¶ Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor;” (Filipenses 2:5-12 RA)

“Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam.” (Tiago 1:12 RA)

Sei que você não me pediu sugestão quanto ao que você deve fazer, por isso, vou me limitar a apenas comentar sua atitude em divulgar um texto que nominalmente acusa sua sogra de discriminação racial, bem como a igreja a que ela pertence, que, supostamente, estaria apoiando suas atitudes.

Honestamente, não creio que essa atitude trará paz à sua alma, tampouco será eficiente para restaurar seu relacionamento com sua mulher ou mesmo para inibir a discriminação que você está sentindo. Imagine que sua sogra (uma vez sogra, sogra para sempre, pois não existe ex-sogra) fosse presa por discriminação racial ou que todas as pessoas passassem a detestá-la. O que você ganharia com isso? Seu relacionamento conjugal seria restabelecido com essa atitude? Sua ex-mulher passaria a amá-lo com isso?

Afinal, o que você pretende? Ver sua vida restaurada ou ver sua sogra presa? Em qual dessas duas hipóteses você sairia ganhando? No meu ponto de vista, o texto do Orkut só acirra os ânimos e produz mais ódio (abismo chamando abismo), ou seja, alimenta o verdadeiro inimigo de sua alma e dá a ele mais terreno para atuar em suas mentes e corações. O que Satanás deseja, ao fim de tudo isso, é que você fique completamente abatido – doente, ferido, magoado, incapacitado para o trabalho produtivo, respirando ódio e, quem sabe, faça uma loucura. É aí que a luta termina com a vitória de seu inimigo.

Ao contrário, se você reagir com o amor e o perdão, aniquilará a obra de Satanás pelo poder da cruz de Cristo. A partir daí tudo pode mudar em sua vida.

Quanto à igreja, é uma igreja boa como qualquer outra igreja cristã que professa Jesus como único salvador. Não acredito que a igreja esteja apoiando qualquer discriminação racial, pois sua missão é exatamente outra – amar como Jesus amou, independentemente de raça, sexo, origem, condição social etc. Mas, lembre-se: qualquer denominação que possa ser chamada de igreja fiel (campo do Senhor), possui joio em seu meio. Isso é profético, portanto inevitável. Mas, não é o joio que impedirá o trigo de crescer e dar seu produto no dia da colheita. Vamos fazer a nossa parte! Não deixe que o joio o impeça de ser trigo hoje. No dia da colheita será feita a separação: quem for trigo será recolhido para o celeiro de Deus; quem for joio, será lançado no fogo.

“24 Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo; 25  mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou o joio no meio do trigo e retirou-se. 26  E, quando a erva cresceu e produziu fruto, apareceu também o joio. 27  Então, vindo os servos do dono da casa, lhe disseram: Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde vem, pois, o joio? 28  Ele, porém, lhes respondeu: Um inimigo fez isso. Mas os servos lhe perguntaram: Queres que vamos e arranquemos o joio? 29  Não! Replicou ele, para que, ao separar o joio, não arranqueis também com ele o trigo. 30  Deixai-os crescer juntos até à colheita, e, no tempo da colheita, direi aos ceifeiros: ajuntai primeiro o joio, atai-o em feixes para ser queimado; mas o trigo, recolhei-o no meu celeiro.” (Mateus 13:24-30 RA)

Amado, volte-se para Deus e confie Nele, você jamais se arrependerá de entregar a sua vida a Jesus. Dê esse exemplo de amor e perdão para o seu filho, pois ele precisará muito de Jesus para compensar qualquer sentimento de abandono ou rejeição. Após isso, aprenda a lutar contra seu verdadeiro inimigo, utilizando as armas corretas para que você e seu filho sejam vencedores:

“12 porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. 13  Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. 14  Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça. 15  Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; 16  embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. 17  Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;” (Efésios 6:12-17 RA)

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pastor Sólon.