Carta 202

02/07/2013 16:33

DATA DA PUBLICAÇÃO: 28/12/2011

 

De: JOÃO

Para: Site Celeiros

Data: 28 de dezembro de 2011 18:20

Assunto: para pastor Sólon

 

Boa tarde pastor Sólon. Meu nome é JOÃO. Moro em (...) na rua (...).

Sou da ICM, mas não estou aqui  para tecer criticas ao senhor e sim pedir ajuda.

Eu fiquei doente e estou piorando. A doença tem peculiaridades que eu nunca vi. Fui a vários médicos e até agora descobriram algumas coisas, mas não estou bem.

Apos surgir a doença, busquei a ICM. Deus sempre falou conosco, mas desta vez nada. Assim sendo fiquei em desespero pois esta doença esta me deixando cada vez mais debilitado.

Na ICM sempre surgia uma revelação, mas agora a coisa não esta sendo assim.

Desde então sem que as pessoas da igreja (ICM) saibam fui a outras igrejas e em outros lugares buscando uma resposta para esta minha situação. Minha fé esta muito abalada.

Não sei o que fazer. Estou cada vez mais fraco.

Assim venho pedir orações. Preciso da ajuda de deus de qualquer forma.

Aguardo seu retorno e agradeço a atenção.

JOÃO

 

De: Site Celeiros

Para: JOÃO

Data: 28 de dezembro de 2011 23:02

Assunto: Re: para pastor Sólon

Prezado irmão JOÃO, que a paz do Senhor Jesus seja com toda a sua casa.

Eu compreendo sua situação e gostaria de fazer mais do que simplesmente dizer: “vamos orar por você”, mas, no momento, não sei no que mais poderia ajudar. Vamos orar!

Quanto ao abalo da sua fé, gostaria de dizer que é exatamente quando “não vemos nada” que temos que exercitar a nossa fé e confiança em Deus.  Quando as coisas são visíveis ou previsíveis não precisamos de fé. Temos apenas que constatar a realidade ou aguardar que as probabilidades se realizem.

“Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram.” (João 20:29 RA)

 

Por exemplo: ninguém precisa ter fé para ser curado de uma gripe, mas precisa ter fé para ser curado de um câncer, pois a cura da gripe é previsível, mas a do câncer, na maioria dos casos, impossível.

O que eu quero dizer com isso é que você precisa ter fé em Deus, crendo em sua palavra, em seu amor e em suas promessas mesmo que ninguém lhe dirija um “sinal” com algum prognóstico ou consolo. Simplesmente tenha fé, pois sem fé é impossível agradar a Deus. Isso, sim, é imprescindível e lhe bastará, mesmo que lhe faltem os habituais “sinais”.

Também, sugiro que você tire da sua mente a idéia neopentecostal de que precisamos ser prósperos e livres dos sofrimentos para mostrar o quanto somos queridos por Deus. Ao contrário, o homem amado por Deus necessariamente passará por aflições para que a sua fé seja provada, sua vida seja purificada e aperfeiçoada.

“O crisol prova a prata, e o forno, o ouro; mas aos corações prova o SENHOR.” (Provérbios 17:3 RA)

“6 Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, 7  para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo; 8  a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória, 9  obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma.” (1 Pedro 1:6-9 RA)

“Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” (João 16:33 RA)

Por fim, quanto à assistência da igreja, sei que a ICM tem seus problemas, mas nesse ponto ela (refiro-me aos irmãos) é muito boa no compartilhar do sofrimento. Essa é a minha experiência e creio que a de muitos outros. Portanto, permaneça na comunhão da igreja e você será bem assistido.

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pr. Sólon.

 

De: JOÃO

Para: Site celeiros

Data: 30 de dezembro de 2011 12:12

Assunto: PARA PASTOR SOLON

Sou JOÃO. Moro em (...).

Ola pastor Sólon.

Apenas peço que o senhor responda somente a mais este e-mail.

 

Eu e meu irmão pertencemos a ICM por muitos anos. Eu já tive muitos sonhos em se falando de dons espirituais. Meu irmão tinha dons de línguas.

Eu nunca vi anjos na ICM, mas muita gente dizia que já havia visto. Eu estou saindo da ICM, infelizmente e assim estou muito descrente, pedi minha saída esta semana. Vou para outra igreja, não sei qual.

O senhor quando estava na ICM tinha os dons também? Ate nos dons eu comecei a duvidar. Neste período em que estou doente, nada nos dons espirituais esta correto em relação a minha vida. Gostaria que o senhor comentasse se realmente tinha as visões que muitos pastores tem. Quero apenas que o senhor confirme que tinha.

Eu levei meu irmão e vários amigos para igreja, eles não tinham os dons, e só começaram a tê-los quando se tornaram evangélicos, desta forma eu não deveria estar tão descrente dos dons e da bênção de deus, mas infelizmente estou.

Agradeço atenção pastor Sólon. Vou procurar seguir suas recomendações conforme e-mail anterior. Também não ficarei mais procurando resposta em sinais, apenas peço que comente somente mais este e-mail.

Obrigado.

 

 

DATA DA PUBLICAÇÃO: 8/1/2012

 

 

De: Site Celeiros

Para: JOÃO

Data: 28 de dezembro de 2011 23:02

Assunto: Re: PARA PASTOR SOLON

Prezado irmão JOÃO, que a paz do Senhor Jesus seja com toda a sua casa.

Perdoe-me pela demora da resposta.

Amado, desde que me converti, na ICM, sempre convivi com visões de anjos, especialmente nos seminários da igreja.

Pessoalmente, vivi uma experiência com um anjo, na forma física e não em visão. Não vou entrar em detalhes, mas fui socorrido em um acidente por um anjo (um homem vestido de branco como se fosse um enfermeiro) que, inclusive, desprendeu a lataria do carro com uma força sobre-humana. Eu vi de olhos abertos o que as pessoas dizem que vêem de olhos fechados. Não espero que você creia em minha experiência pessoal. Só estou lhe relatando o que vivi porque você me pareceu um pouco descrente em relação a algo que eu creio.

Quanto ao seu desligamento da ICM, espero que você encontre o que está procurando.

Em relação aos dons espirituais, leia as minhas respostas às cartas 194 (https://bit.ly/s7vjxK) e 199 (https://bit.ly/s608NZ), bem como o texto que escrevi sobre “Dons espirituais” (https://bit.ly/nE5AtX) e você saberá que o que penso sobre essa questão.

Quero ressaltar que hoje dou mais valor aos dons espirituais do que dava antes, pois enquanto eu estava na ICM visões, revelações e interpretações eram tão comuns, parecidas, repetitivas, vazias e não-constatáveis que ficava notório, para mim, que estavam perdendo seu verdadeiro valor. Pior era quando eu percebia que as lideranças da igreja utilizavam os dons apenas para sustentar suas decisões e posicionamentos, selecionando o que interessava e desprezando o que contrariava seus interesses, afirmando que o ministério está acima dos dons.

Mas, não quero ser injusto. Não estou afirmando que o que aconteceu comigo acontece em todas as igrejas da ICM. Cada um sabe o que acontece onde está. É possível que o que eu vivi não seja a realidade em outras igrejas da ICM. Se assim for, louvado seja o nome do Senhor!

E como eu creio hoje, após minha experiência pessoal? Creio nos dons do Espírito Santo de Deus, mas apenas naqueles onde Deus se faz soberano. Entendo que a nossa responsabilidade é estar na posição correta para que Deus possa nos usar e, também, nos dar o discernimento de espíritos para julgar segundo nos ensina a palavra do Senhor.

Respondendo objetivamente a sua pergunta: sim, do mesmo modo que Deus podia se manifestar a mim no passado, pode hoje também. A diferença é que agora eu fico mais descansado em Deus e não me sinto pressionado a “ter” dons para justificar a minha espiritualidade.

Meu conselho aos membros da igreja é: edifiquem suas casas na rocha; vivam retamente e em santidade; não abandonem as práticas da oração, do jejum e da meditação na palavra de Deus; estejam prontos para trabalhar pelo próximo e evitem a hipocrisia e a soberba. O resto é com Deus!

Fique tranqüilo, você não me incomodou, pedindo mais uma resposta.

Como eu fiquei preocupado com sua saúde e com o seu estado de desânimo, vou deixar o meu e-mail pessoal (...), pois pretendo desativar o “fale conosco” do site celeiros nos próximos dias. Na medida do possível, continuarei atualizando o site com estudos, artigos, mensagens, devocionais etc. Quem desejar saber o que e onde foi atualizado, basta criar uma conta no twitter (https://twitter.com/pr_solon), pois ali tem um recurso que informa aos seguidores, por e-mail, quando os recados de atualização foram incluídos.

Quanto ao “fale conosco” do site, o fato é que nestes meus dias de férias dei uma olhada no Orkut e percebi que já não tenho mais motivos para continuar este trabalho de corresponder com ex-maranatas. Pelo que vi, há pelo menos três comunidades no Orkut e dois Sites que se prestam a esse trabalho. São eles:

- Igreja Cristã Maranata – ICM (https://www.orkut.com/CommTopics?cmm=117986500)

- Igreja Cristã Maranata – (https://www.orkut.com/CommTopics?cmm=1157704)

- Já fui um Maranata (https://www.orkut.com/CommTopics?cmm=1278527)

- Cavaleiro Veloz para fazer o bem (https://www.cavaleiroveloz.com/)

- Cavaleiro Veloz (https://www.cavaleiroveloz.com/.br/)

 Não estou aprovando nem desaprovando o trabalho de nenhum deles, pois não conheço a motivação nem o conteúdo desses sites. Cada um retenha o que for bom.

“julgai todas as coisas, retende o que é bom;” (1 Ts 5:21 RA)

Espero tê-lo ajudado.

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pr. Sólon.