Carta 197

02/07/2013 16:30

DATA DA PUBLICAÇÃO: 19/12/2011

 

De: JOÃO

Para: Site Celeiros

Data: 21 de novembro de 2011 16:42

Assunto: Ajuda

Pr. Solon, APDSJ

Descobri seu testemunho e site devido a minha insatisfação na ICM, e concordo em tudo que escreveste.

Sou membro e Obreiro da ICM desde 1996 aqui em (...)-MG (anteriormente era da Assembléia de Deus). E há algum tempo venho me aborrecendo com a mesma (ICM). Sei que Deus tem uma chamada para mim, mas sinto que essa chamada está sendo travada por não possuir uma vida Financeira melhor.

Tenho observado que apenas os mais abastados são chamados para o ministério na ICM. Sou empregado, mas pago aluguel e não tenho carro. Ao longo destes anos muitos que chegaram depois de mim já são até pastores (detalhe - todos muito bem financeiramente).

Nos tempos que o senhor era Pastor de lá isso também era assim?

Estou sem saber o que fazer. Minha família ama a Maranata e nem pensam na possibilidade de sair dela, mas eu já não estou me sentindo bem lá. Continuo como Obreiro, mas sempre prego a verdade sobre: Salvação - Obra, etc, não suporto certo ensino deles.

Minha situação atual é: um obreiro por conveniência.

Por aqui não tem Igreja do Ministério de Vcs?

Por favor me ajude.

JOÃO

(...)

 

De: Site Celeiros

Para: JOÃO

CC: Pr. Venâncio - venanciosantana@bol.com.br

Data: 19 de dezembro de 2011 12:27

Assunto: Re: Ajuda

Prezado irmão JOÃO, que a paz do Senhor Jesus seja com toda a sua família.

Eu compreendo sua angústia:

“Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja.” (1 Timóteo 3:1 RA)

Espero, sinceramente, que esse seu desejo continue ardendo em seu coração, pois a seara é grande e poucos são os trabalhadores.

Quanto à sua primeira pergunta, posso lhe dizer que outras pessoas também se sentem discriminadas, a exemplo do que um irmão já me escreveu na carta 30 (https://bit.ly/vLOX93).

 É possível que haja alguma relação entre pobreza, raça e seleção ao ministério na ICM, mas eu preciso ser verdadeiro: eu não notei isso no meu tempo. Talvez essa questão tenha passado despercebida por mim porque minha situação financeira sempre foi razoável, além do fato de eu ser branco.

Mas, veja bem, querido: dinheiro, condição financeira e social não são provas de que alguém seja abençoado por Deus. Olhe o exemplo dos apóstolos. Observe, também, que o grande avivamento ocorrido no mundo, no início do século XX, iniciou-se em Los Angeles, na rua Azusa, em 1906, ocasião em que Deus usou um pastor negro, pobre e leigo, chamado William Joseph Seymour. Esse homem estava na posição certa, na hora certa e no lugar certo. O resto é com Deus!

Por isso, meu amado, por que essa preocupação? Se Deus tem um projeto em sua vida (eu creio que tem), homens não poderão impedi-lo.

A única pessoa que pode impedir é você mesmo.

O que eu sempre vejo são pessoas na posição errada, no lugar errado, defendendo doutrinas, valores e princípios errados e “forçando a barra” para que tudo dê certo. Essas pessoas não se movem como Deus quer, mas esperam que Deus as abençoe do modo como estão. Quando sabemos o que deve ser feito, devemos fazer e não esperar que Deus faça o que compete a nós.

Eu creio que Deus pode relevar as falhas do homem que erra na sua ignorância, mas não o faz quando o homem erra conscientemente. Adão fez o que sabia que não podia fazer e sofreu a pena que já lhe estava perfeitamente esclarecida: “certamente morrerás”.

Portanto, amado, se você está consciente de coisas que sabe que são erradas, não espere que Deus coopere com o seu próprio erro de ser conivente com a injustiça.

Deus não tem filhos prediletos, mas, certamente, derrama mais bênçãos sobre aqueles que lhe agradam e procuram fazer toda a sua vontade.

Em todo caso, eu já vi outras pessoas fazendo os mesmos comentários que você, só não compreendo porque essas pessoas continuam “no tronco” para apanhar se suas mãos e pés não estão amarrados.

Pense bem antes de colocar a culpa de sua infelicidade e fracasso em outras pessoas. Nós temos muita dificuldade de reconhecer as nossas fraquezas e erros, mas se não fazemos isso, continuamos como estamos.

Murmurar não resolve o problema de ninguém.

Querido, você pode até pensar que essas palavras são duras, mas espero que elas sejam estímulo para você sair da condição em que está e ser um vitorioso em Deus. E isso não depende de raça ou condição financeira.

 

“Eis, porém, que sobreveio um anjo do Senhor, e uma luz iluminou a prisão; e, tocando ele o lado de Pedro, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa! Então, as cadeias caíram-lhe das mãos.  Disse-lhe o anjo: Cinge-te e calça as sandálias. E ele assim o fez. Disse-lhe mais: Põe a capa e segue-me.” (Atos 12:7-8 RA)

Quanto à sua segunda pergunta, vou enviar cópia deste e-mail ao Pr. Venâncio, que é responsável pelas igrejas no Estado de Minas Gerais. Se você desejar fazer contato com ele, sinta-se à vontade.

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pr. Sólon.