Carta 186

02/07/2013 16:23

DATA DA PUBLICAÇÃO: 19/11/2011

 

 

De: MARIA

Para: Site Celeiros

Data: 18 de novembro de 2011 11:37

 

Bom dia, Pr. Solon!

Frequentei a Igreja Maranata por 17 anos, desde que nasci.

Aprendi tudo lá, e agora namoro uma pessoa de outra denominação, e por algum tempo ele frequentou a ICM comigo, porém, algum tempo atrás ele me mostrou algumas coisas da ICM que não estão dentro da bíblia.

Inclusive, nos encontramos o seu testemunho, que aliás me encorajou muito, e há pouco mais de um mês, resolvi me inscrever para me tornar membro da igreja que ele frequenta.

Deus me abençoa muito lá, fala comigo através da palavra, as pessoas de lá me receberam muito bem, sinto que sou abençoada por estar lá. Porém, minha família ainda não aceitou muito bem minha decisão, falam que eu esqueci da verdade, porque lá não tem os dons espirituais, consulta a palavra, e etc. e eu sei que essas coisas são erradas, e não estão dentro da Palavra do Senhor, mas ainda sim, tenho sentido uma culpa, por as vezes estar abandonando mesmo o Senhor, cheguei até a pensar que o meu namoro não era de Deus, que eu deveria terminar pois estava amando mais o meu namorado do que a Deus. Por que eu sinto isso? queria ouvir uma palavra de animo de você, admiro muito seus artigos, e sua sabedoria..

Aguardo ansiosa sua resposta, Obrigada!

Que a paz e a graça de Deus estejam com você!

 

De: Site Celeiros

Para: MARIA

Data: 18 de novembro de 2011 22:38

Prezada irmã Syulla, que a paz do Senhor Jesus seja com toda a sua casa.

Querida, o sentimento de culpa pode se tornar um peso na vida de qualquer pessoa. Mas, o sentimento de culpa não é a culpa em si. Muitas pessoas sentem-se culpadas sem ter culpa.

Imagine uma mãe que peça ao filho para ir à padaria comprar pão e no trajeto esse filho seja atropelado por um motorista bêbado e morra. Você acha que a mãe é a culpada pela morte do filho? Pois bem, agora imagine que essa mãe sinta-se culpada pelo ocorrido, dizendo: “eu não deveria ter pedido ao meu filho para ir à padaria!” Veja só, mesmo essa mãe não sendo culpada, o sentimento de culpa a levará a um constante tormento.

Digo isso para que você não permita que o sentimento de culpa habite sua vida se você não for achada em desobediência a Deus.

Jesus, quando se sacrificou no lugar do pecador, levou inclusive os nossos pecados. Ora, se Jesus levou sobre si os nossos pecados e nós aceitamos isso (pela fé), não podemos mais ser condenados pelos pecados que já foram perdoados (lançados no mar do esquecimento). Se não há mais pecado, não há mais culpa. É isso que traz alívio e paz ao homem quando é perdoado: a culpa pelo pecado já não está sobre ele, senão vejamos:

“1 Quem creu em nossa pregação? (...) 4 ¶ Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. 5  Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. (...) 10 ¶ Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando der ele a sua alma como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade e prolongará os seus dias; e a vontade do SENHOR prosperará nas suas mãos. 11  Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniqüidades deles levará sobre si. 12  Por isso, eu lhe darei muitos como a sua parte, e com os poderosos repartirá ele o despojo, porquanto derramou a sua alma na morte; foi contado com os transgressores; contudo, levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu.” (Isaías 53:1-12 RA)

Amada, é possível que alguém tenha cometido um pecado e mesmo tendo se arrependido, tendo-o confessado e o tendo deixado ainda se sinta culpado? Sim, há pessoas que têm muita dificuldade em aceitar que o perdão remove completamente o pecado e, consequentemente, os efeitos da culpa. O problema dessas pessoas é a falta de fé. E sem fé é impossível agradar a Deus. Quando realmente cremos na palavra de Deus, simplesmente, devemos decidir aceitá-la completamente. E se a palavra de Deus diz que se nós nos arrependermos e confessarmos o pecado seremos perdoados, devemos aceitar isso incondicionalmente.

“Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados,” (Atos 3:19 RA)

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1 João 1:9 RA)

Tudo o que temos a fazer é aceitar, pela fé. E isso implica em rejeitarmos todo e qualquer sentimento de culpa, uma vez que cremos que fomos perdoados.

Pois bem, querida, o seu caso é que você se sente culpada sem respaldo bíblico. E se a palavra de Deus não lhe condena, por que você se sente culpada? Quando você permite que esse sentimento tome conta de sua vida, você atrai para si as conseqüências de uma vida sem fé na palavra de Deus e mesmo sem culpa sofre a dor daqueles que esperam a condenação.

“26 Porque, se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados; 27  pelo contrário, certa expectação horrível de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários.” (Hebreus 10:26-27 RA)

Eu sei que a ICM faz com que as pessoas acreditem que as orientações, as regras e suas doutrinas sejam a própria manifestação de Deus na terra – equiparadas à lei. Logo, levam o povo a acreditar que descumpri-las seria desobedecer ao próprio Deus. E nós bem sabemos que desobedecer a Deus é pecado e que pecado nos faz sentir culpados ante a expectativa da condenação iminente.

Entretanto, Deus não deu à ICM o direito de estabelecer leis (orientações?) que não tenham sido estabelecidas por Ele próprio em sua santa palavra. Para evitar essa usurpação, o Senhor chegou a nos advertir severamente que não aceitássemos nenhum ensinamento que ultrapassasse os limites previamente estabelecidos por Ele, senão vejamos:

“8  Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema. 9  Assim, como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema.” (Gálatas 1:8-9 RA)

Amada, há pessoas que se sentem culpadas por terem perdido a semana da madrugada. Outros se sentem culpados por terem faltado um culto para ir passear com a família. Outros, sentem-se culpados por terem assistido a um culto em outra igreja que não seja da ICM. Algumas mulheres se sentem culpadas por usarem uma calça comprida... e assim por diante.

Mas, pense! Houve algum descumprimento da palavra de Deus. Houve alguma atitude de desobediência a Deus? Se sua resposta for “não”, então qual a razão dessa culpa?

Por isso, querida, minha insistência em manter o site “no ar” é para que as pessoas pensem a respeito do que é a vontade manifesta por Deus em sua palavra e o que não é.

Eu creio que, pelo menos, o sentimento de culpa sem causa deve cair por terra na vida das pessoas que passarem a examinar a palavra de Deus como nos foi ordenado:

Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim.” (João 5:39 RA)

“Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim.” (Atos 17:11 RA)

Meu desejo não é que as pessoas mudem de igreja, mas que aprendam a pensar e vivam, de fato, segundo o padrão da palavra de Deus.

E se algum profeta ou pastor é falso, não devemos temê-lo:

“21 Se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o SENHOR não falou? 22  Sabe que, quando esse profeta falar em nome do SENHOR, e a palavra dele se não cumprir, nem suceder, como profetizou, esta é palavra que o SENHOR não disse; com soberba, a falou o tal profeta; não tenhas temor dele.” (Deuteronômio 18:21-22 RA)

Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto! —diz o SENHOR.” (Jeremias 23:1 RA)

Minha sugestão, querida, é que você ande retamente diante de Deus, em santidade, sem hipocrisia, falsidade ou dissimulação. Tenha o caráter de Cristo, seja uma praticante de sua palavra e não tenha medo, pois o amor de Deus lança fora todo o medo:

“No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.” (1 João 4:18 RA)

Espero tê-la ajudado.

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pr. Sólon.