Carta 177

20/10/2011 16:12

19 de outubro de 2011 09:53

Assunto: IGREJA DO CEEN - RECIFE

At.: Pastor Solon.

A paz do Senhor Jesus, estou lhe escrevendo por que conheci o seu site pela qual gostei bastante da sua posição em relação a diversas perguntas e até audaciosa e relação a sua pessoa, mas, acredito, que foi bom ver isso, porque é aí que vemos a realidade de servo que configura a sua pessoa.

Bem, eu me chamo JOÃO, tenho quase 20 anos de Maranata e hoje não faço mais parte da igreja Maranata, em virtude de tantas coisas que me deixaram sem resposta, mas, sempre procurando o porquê das coisas, pela qual, não conseguiria entender, fui muito humilhado durante a minha vida. Passei momentos difíceis e onde eu poderia ter o refúgio, o aconchego, o carinho, fui totalmente escarnecido pelos meus exatores. Não foi fácil vencer essas batalhas. Fiquei no banco da igreja 11 anos, ouvindo pregação dirigida da minha pessoa. Fizeram o que bem quiseram da minha pessoa. Fiquei numa posição na igreja vergonhosa, algo imprestável, mas, diante dessa situação, hoje existe pastores, diáconos, obreiros e famílias que levei a palavra.

Mediante todas essas coisas, fiquei pensando que eles seriam semi-deuses, por ter a coragem de fazer isso com um servo de Deus. Mas, cansei de tanta pancada, de tanto chicote, que comecei a abrir os meus olhos, o que não desejava, porque a Maranata era a igreja da minha vida. Hoje, vejo como é fácil as pessoas se apoderarem dos psicológicos dos outros. Eu estava hipnotizado pela condição que me impuseram, mas, graças a Deus sinto-me como um pássaro que volta a voar.

Ainda tenho filho e esposa que ainda continua, mas, não bulo na posição deles. Espero que eles entender aos poucos.

Pastor Solon, hoje estou praticamente sem igreja, juntamente com outros nesta situação, e estive pensando com o irmão de abrir uma igreja diferenciada deste sistema que existe aí.  Conhecendo os seus propósitos fiquei interessado em entrar em contato com a sua pessoa, para ver a viabilidade de nós abrirmos uma igreja aqui no Recife. Estamos prontos para a batalha, de espada em punho para vencer os obstáculos que vierem. E aí, eu pergunto: há possibilidade pra isso.

Agradeço a sua atenção, e que o Senhor lhe abençoe muito.

JOÃO

Fone.: (...) / (...)

 

 

De: Pastor Sólon

Para: JOÃO

Data: 20 de outubro de 2011 21:39

Assunto: IGREJA DO CEEN - RECIFE

Prezado irmão JOÃO, que a paz do Senhor Jesus seja com toda a sua casa.

Posso compreender a dor que você sentiu ao passar pela humilhação.

Entretanto, amado, considere que toda dor e sofrimento têm o potencial de aperfeiçoar as nossas vidas, caso sejamos fortes o suficiente para superar o dia mal. No mínimo, você será mais cuidadoso no trato com outras pessoas, a fim de não reproduzir o mal que lhe fizeram.

Lembra-se da regra áurea? Se não, dê uma olhada no esboço que preparei para nosso discipulado (https://migre.me/5XNbU). Vou lhe dar um exemplo: quando iniciei o trabalho com o site, tudo não passava de uma experiência e não havia perspectiva de expansão. Curiosamente, na medida em que vinham as provocações e as agressões de toda ordem, o trabalho foi expandindo. Hoje, temos várias igrejas que se iniciaram por meio de contatos realizados inicialmente via site.

Fico feliz em saber que hoje você está bem, desfrutando de sua liberdade com responsabilidade.

Quanto ao seu lar, infelizmente um dos maiores males que a ICM produz na família cristã é a divisão. Hoje, para mim, é repugnante a ideia da divisão de um lar provocada pela própria igreja. Veja que quando Jesus se referiu à divisão que haveria nas casas, estava profetizando acerca dos lares que ficariam divididos entre “crentes x incrédulos” e não entre “crentes x crentes”.

“34 Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. 35  Pois vim causar divisão entre o homem e seu pai; entre a filha e sua mãe e entre a nora e sua sogra. 36  Assim, os inimigos do homem serão os da sua própria casa. 37  Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim;” (Mateus 10:34-37 RA)

Perceba, querido, que a divisão deveria ocorrer entre os que amam e os que não amam a Jesus. Ou seja, aqueles que viessem a se converter seriam perseguidos, injuriados, rejeitados ou discriminados em razão da fé, mesmo dentro de suas casas. Creio que todo novo convertido em uma família de incrédulos já passou por coisas semelhantes.

De modo diferente, a divisão entre aqueles que deveriam estar unidos é condenada por Jesus, senão vejamos:

“Jesus, porém, conhecendo-lhes os pensamentos, disse: Todo reino dividido contra si mesmo ficará deserto, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá.” (Mateus 12:25 RA)

É lamentável, por exemplo, ver casais (uma só carne), unidos por “uma só fé”, em um só corpo, tendo o mesmo Senhor e a mesma esperança sendo separados pela igreja que deveria unir e não dividir.

“1 Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, 2 com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, 3  esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz; 4  há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; 5  há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; 6  um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos.” (Efésios 4:1-6 RA)

Meu irmão, antes de você pensar em estabelecer uma igreja, entendo que você deveria trabalhar incansavelmente pela sua casa, a fim de aniquilar a semente maligna que nela foi semeada. Se você conseguir isso, com jejum, oração, amor e determinação, então estará apto a pastorear o rebanho do Senhor, segundo o modelo de governo que nos foi ensinado pelo próprio Senhor.

“2 É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; 3  não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento; 4  e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito 5  (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?);” (1 Timóteo 3:2-5 RA)

Amado, eu não estou desprezando sua proposta, mas sinto que devo ser muito franco com você, porque eu sei bem o quanto nós e muitos outros têm sofrido por situações semelhantes. Na CEEN, por exemplo, há pastores cujas esposas são da ICM e posso lhe garantir que essa situação é complexa e é melhor ser evitada. Acredite, querido, há muitas mulheres que estão deixando Satanás infiltrar em seus lares e há muitos homens que simplesmente não sabem o que fazer para assumir o governo de suas casas. Por isso, no que depender de mim, não posso apoiar coisas semelhantes. Aconselhe-se com o seu pastor a esse respeito e veja o que ele tem a lhe dizer.

Se você rebuscar as cartas que já respondi, verá que eu já bati nessa mesma tecla outras vezes. Digo isso para que você não pense que estou indisposto a seu respeito. Pelo contrário, gostaria de vê-lo com um lar unido batalhando com toda a sua família por uma igreja da CEEN aí no Recife, mas sinto que algo deve ser ajustado primeiro em sua casa.

Espero que você me compreenda por não poder atendê-lo neste momento.

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pr. Sólon.

 

DATA DA PUBLICAÇÃO: 22/10/2011

 

De: Pastor Sólon

Para: JOÃO

Data: 22 de outubro de 2011 4:22

Assunto: IGREJA DO CEEN - RECIFE

Prezado irmão JOÃO, que a paz do Senhor Jesus seja com toda a sua casa.

Eu estou certo de que você vencerá essa batalha. Para que você perceba o quanto esse assunto é recorrente, veja o teor da carta 178, pois nela eu retomo o mesmo assunto.

Amado, como eu já lhe disse, meu desejo é ver a CEEN bem estabelecida, não só em Recife, mas entre as nações. Mas, eu não me cansarei de lutar para que as famílias sejam fortalecidas em primeiro lugar.

Em nenhum momento eu quis dizer que sua família não seja uma bênção de Deus. Espero que você não me tenha compreendido mal.

Entretanto, continuo crendo que a divisão do seu lar não vem de Deus. Se hoje seu lar está bem, imagine o quão melhor estaria se você e sua esposa estivessem trabalhando juntos na mesma igreja? Por isso, minha insistência é: vamos continuar lutando para nos aproximarmos do melhor de Deus para nós, ainda que tenhamos que esperar um pouco. Como você mesmo disse, não podemos entrar numa guerra achando que vamos perder. A vitória é certa, pois Deus está conosco!

A propósito de sua carta, um irmão mandou-me um texto criticando o meu posicionamento. Vou transcrever, ao final, a carta que recebi e resposta que enviei a ele, já que o assunto foi provocado por sua correspondência.

Meu amado irmão, espero que você entenda que eu não tenho nenhuma indisposição quanto à sua pessoa. Ao contrário, estou confiante de que um dia verei o seu lar unido, fazendo um trabalho diferenciado, como você citou na primeira carta.

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pr. Sólon.

 

Segue o texto do irmão:

Se a mulher for obstinada e/ou obsessiva e/ou rixosa (não culpa do marido, mas da dita cuja), icemita roxa, e não quer acordo de jeito nenhum, porque quer morrer na icm, a solução dele :

1. ter de voltar para a ICM para não dividir o lar?

2. Ou vai ter de ir para uma outra igreja que não a Ceen

3. Ficar sem igreja?

4. Tentar um acordo, que já falei que se ela não quer acordo "Como andarão dois juntos, se não houver ACORDO?" Amós 3.3.

A pergunta do versículo já tem uma resposta intrínseca: Não tem como.

Porque às vezes, o problema é porque a mulher não é sábia e fica numa posição de obstinação;

"Toda mulher sábia edifica a sua casa; a insensata, porém, derruba-a com as suas mãos." Pv 14.1

E tem várias outras situações no lar em que o governante (marido) quer algo bom mas a mulher ou filho não quer:

"O filho insensato é a calamidade do pai; e as rixas da mulher são uma goteira contínua." Pv 19.13

Se o filho é insensato ou a mulher é rixosa, como vai aceitar a boa palavra do governante da casa? Tem como ter acordo ou andar junto num caso destes?

"Melhor é morar num canto do eirado (só), do que com a mulher rixosa numa casa ampla." Pv 21.9

"Melhor é morar numa terra deserta (só) do que com a mulher rixosa e iracunda." Pv 21.19

Há mulheres assim:

"15 A goteira contínua num dia chuvoso e a mulher rixosa são semelhantes; 16 retê-la é reter o vento, ou segurar o óleo com a destra." (Pv 27:15-16)

E rixosa aqui pode ser no sentido de não querer acordo nem que a vaca tussa, hehehe. Tem mulher assim. É a realidade de alguém.

Esta é a mulher ideal, que nem todos tem, e o "João" pode ser um caso (Pv 31):

“10 Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias. 11  O coração do seu marido confia nela, e não haverá falta de ganho. 12  Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida. 13  Busca lã e linho e de bom grado trabalha com as mãos. 14  É como o navio mercante: de longe traz o seu pão. 15  É ainda noite, e já se levanta, e dá mantimento à sua casa e a tarefa às suas servas. 16  Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com as rendas do seu trabalho. 17  Cinge os lombos de força e fortalece os braços. 18  Ela percebe que o seu ganho é bom; a sua lâmpada não se apaga de noite. 19  Estende as mãos ao fuso, mãos que pegam na roca. 20  Abre a mão ao aflito; e ainda a estende ao necessitado. 21  No tocante à sua casa, não teme a neve, pois todos andam vestidos de lã escarlate. 22  Faz para si cobertas, veste-se de linho fino e de púrpura. 23  Seu marido é estimado entre os juízes, quando se assenta com os anciãos da terra. 24  Ela faz roupas de linho fino, e vende-as, e dá cintas aos mercadores. 25  A força e a dignidade são os seus vestidos, e, quanto ao dia de amanhã, não tem preocupações. 26  Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua. 27  Atende ao bom andamento da sua casa e não come o pão da preguiça. 28  Levantam-se seus filhos e lhe chamam ditosa; seu marido a louva, dizendo: 29  Muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas. 30  Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada. 31  Dai-lhe do fruto das suas mãos, e de público a louvarão as suas obras.” (Provérbios 31:10-31 RA)

Graças à Deus. A minha mulher tinha muita afeição pela ICM, mas foi sábia. Mas nem todas alcançaram(arão) isto.

E acho, até porque não tem consciência da brecha que está arrumando para o lar, pois a icm não dá nenhuma noção do que é um casamento ou relacionamento conjugal. Então é ignorância mesmo. Elas neste caso, estão sendo ignorantes.

Relacionamento marido e mulher, só tem forminha, quando os dois tem ACORDO toda hora. Este é um casamento com poucos problemas.

Mas a realidade é outra, daí esta enxurrada de livros para casais. São os que não estão numa forma.

 

Pois bem, passo a respondê-lo por partes:

Primeira questão

“Se a mulher for obstinada e/ou obsessiva e/ou rixosa (não culpa do marido, mas da dita cuja), icemita roxa, e não quer acordo de jeito nenhum, porque quer morrer na icm, a solução dele:

1.    ter de voltar para a ICM para não dividir o lar?

2. Ou vai ter de ir para uma outra igreja que não a Ceen

3. Ficar sem igreja?

4. Tentar um acordo, que já falei que se ela não quer acordo "Como andarão dois juntos, se não houver ACORDO?" Amós 3.3.

A pergunta do versículo já tem uma resposta intrínseca: Não tem como. Porque às vezes, o problema é porque a mulher não é sábia e fica numa posição de obstinação;

"Toda mulher sábia edifica a sua casa; a insensata, porém, derruba-a com as suas mãos." (Pv 14.1”)

Amado (...), é bom ver que você pensa nos casos práticos, sempre em busca de soluções para as questões que se apresentam. Admiro sua postura e vou tentar respondê-lo na medida das minhas possibilidades, procurando ser o mais realista possível.

Veja bem, do modo que você colocou, parece que a solução 4 é impossível, não é mesmo? Onde está a sua fé? Parou de crer no poder de Deus? Parou de acreditar que a melhor solução é orar, crer e esperar? Será que tudo na nossa vida tem que ser resolvido imediatamente? Será que estamos entendendo o texto de Amós 3:3 do modo correto?

Onde foi que você viu no texto Deus incentivando a separação? Você entendeu que Deus está dizendo que os dois não devem andar juntos porque não fazem acordo? Releia o versículo e coloque-o em sintonia com toda a palavra de Deus, cujo tema central é reconciliação e você verá que Deus não diz para que os dois não andem juntos, mas para que cheguem a um acordo, pois a partir daí caminharão juntos. Em outras palavras, o que Deus está dizendo é: “cheguem logo a um acordo e caminhem juntos!”

Lembre-se: o que Jesus veio mesmo fazer na terra? Reconciliar o homem com Deus por meio de seu próprio sangue. Havia acordo entre você e Deus antes que você aceitasse Jesus como seu redentor? Creio que não, pois todo homem vivendo no pecado está em rebeldia contra Deus.

O pecador antes do arrependimento está em franca rebelião contra Deus, totalmente indispostos, inteiramente tomados de preconceitos e comprometido contra Deus. Ele está entregue à sua auto-satisfação e esse é o objetivo de sua vida. Nesse estão de depravação moral, o homem está separado de Deus e não pode entrar no lugar santíssimo e nem andar com Deus. Imagine como deve ser difícil para alguém nesse estado fazer um acordo com Deus? A seu ver, é impossível, não é mesmo?

Mas, Deus não pensa como você, aleluia! Se Deus pensasse como você nem mandaria Jesus ao mundo. E veja só! Muitos estão se reconciliando com Deus! Muitos estão se rendendo, deixando seu orgulho de lado, deixando suas vaidades, deixando suas preferências pessoais e se entregando completamente por amor. Amado a quem antes desprezavam completamente. Isso não é incrível?

Por isso, meu querido irmão, fico com a opção 4, apesar de você não crer nela. Eu acredito que muitas mulheres acordarão do profundo sono em que se encontram e serão as virtuosas que você citou, edificando suas casas, ao invés de contribuir para a ruína de seus lares.

É claro que se os maridos preferirem a separação e deixarem suas mulheres seguirem o curso da divisão sem lutar incansavelmente pela união de seus lares, a falta de fé, aí sim, inviabilizará o milagre, pois sem fé é impossível agradar a Deus.

“25 Porque é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus. 26  E os que ouviram disseram: Sendo assim, quem pode ser salvo? 27  Mas ele respondeu: Os impossíveis dos homens são possíveis para Deus.” (Lucas 18:25-27 RA)

“21 Perguntou Jesus ao pai do menino: Há quanto tempo isto lhe sucede? Desde a infância, respondeu; 22  e muitas vezes o tem lançado no fogo e na água, para o matar; mas, se tu podes alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos. 23  Ao que lhe respondeu Jesus: Se podes! Tudo é possível ao que crê.” (Marcos 9:21-23 RA)

Por outro lado, se esses maridos amarem suas esposas com o amor ágape e lutarem por elas, confiando em Deus e esperando sem desanimar, verão o milagre. Às vezes temos que recuar um pouco para depois avançarmos. Eu me lembro que depois que os discípulos experimentaram a maravilhosa presença física de Jesus, tiveram que ficar recuados até receberem do alto a promessa. Somente depois disso é que puderam começar a desenvolver seus ministérios. Ora, eles já tinham o testemunho para contar, mas mesmo assim somente depois do complemento prometido por Deus é que eles estariam aptos a trabalhar.

“48 Vós sois testemunhas destas coisas. 49  Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder.” (Lucas 24:48-49 RA)

Segunda questão

“E tem várias outras situações no lar em que o governante (marido) quer algo bom mas a mulher ou filho não quer:

"O filho insensato é a calamidade do pai; e as rixas da mulher são uma goteira contínua." Pv 19.13

Se o filho é insensato ou a mulher é rixosa, como vai aceitar a boa palavra do governante da casa? Tem como ter acordo ou andar junto num caso destes?

Aqui vale a observação que fiz no início da primeira questão. Quando Deus se refere ao filho insensato e à mulher rixosa, não está dizendo que eles são irrecuperáveis. Ao contrário, está nos ensinando que devemos trabalhar para que deixem de ser insensatos e rixosos.

Então, como andarão juntos? A resposta é: joelho no chão! Mas, por quanto tempo? Pelo tempo que for necessário. A impaciência levará o precipitado à ruína. Por outro lado, veja o que disse o salmista:

Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro.” (Salmos 40:1 RA)

O que o salmista fez mesmo? Esperou. Apesar de ser um homem com intimidade com Deus, a bênção não veio na hora que ele queria. Por isso, ele teve que esperar com paciência.

A esperança que se adia faz adoecer o coração, mas o desejo cumprido é árvore de vida.” (Provérbios 13:12 RA)

Terceira questão

"Melhor é morar num canto do eirado (só), do que com a mulher rixosa numa casa ampla." Pv 21.9

"Melhor é morar numa terra deserta (só) do que com a mulher rixosa e iracunda." Pv 21.19

Há mulheres assim:

"15 A goteira contínua num dia chuvoso e a mulher rixosa são semelhantes; 16 retê-la é reter o vento, ou segurar o óleo com a destra." (Pv 27:15-16)

E rixosa aqui pode ser no sentido de não querer acordo nem que a vaca tussa, hehehe. Tem mulher assim. É a realidade de alguém.

 

Meu querido irmão, o autor desses provérbios não estava estimulando a separação, mas a advertindo as mulheres para que não sejam néscias e abandonem a estultícia. É verdade que é melhor morar só do que numa casa em guerra, por isso, como não temos a opção da separação, o que temos a fazer é lutar pela conciliação, pela harmonia, pelo aperfeiçoamento e pela unidade do nosso lar. Essa é a única opção deixada por Jesus aos crentes.

 

“De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.” (Mateus 19:6 RA)

Darei mais detalhes sobre essa questão no texto que estou escrevendo sobre “Casamentos e recasamentos”. Devo publicá-lo depois do seminário do Rio de Janeiro, a se realiza no próximo final de semana.

Quarta questão

Graças à Deus. A minha mulher tinha muita afeição pela ICM, mas foi sábia. Mas nem todas alcançaram(arão) isto.

E acho, até porque não tem consciência da brecha que está arrumando para o lar, pois a ICM não dá nenhuma noção do que é um casamento ou relacionamento conjugal. Então é ignorância mesmo. Elas neste caso, estão sendo ignorantes.

Concordo com você quanto à falta de esclarecimento de muitas mulheres. A falta de conhecimento bíblico, como bem sabemos, é a causa dos erros que os homens cometem:

“Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.” (Mateus 22:29 RA)

Mas, veja bem: se sua mulher enxergou, é porque isso não é impossível de acontecer, não é mesmo. Ademais, quantas pessoas estão acordando para seus erros diariamente? Tudo isso prova que o caminho é o da conciliação e da harmonia do lar e nós não podemos contribuir para que os lares permaneçam divididos. Pelo menos no que depender de mim, ninguém terá o meu apoio para isso.

Quinta questão

Relacionamento marido e mulher, só tem forminha, quando os dois tem ACORDO toda hora. Este é um casamento com poucos problemas.

Mas a realidade é outra, daí esta enxurrada de livros para casais. São os que não estão numa forma.

É isso mesmo, só há uma opção: o acordo! Só não concordo com sua perspectiva pessimista, uma vez que creio em um Deus poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos. Há, sim, uma fórmula: joelho no chão.

“14 Por esta causa, me ponho de joelhos diante do Pai, 15  de quem toma o nome toda família, tanto no céu como sobre a terra, 16  para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior; 17  e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, 18  a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade 19  e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus. 20  Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, 21  a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!” (Efésios 3:14-21 RA)

Em todo caso, meu irmão, foi muito boa a sua participação nesta discussão. Creio que podemos encerrar por aqui, já que você já conhece meu pensamento sobre essas questões.

Grande abraço,

Sólon