Carta 17

02/07/2013 12:16

De: MARIA

Em 25/02/2009 22:23

Boa noite pastor Sólon

 Sou casada há 12 anos, me casei na igreja maranata mais sinto que não estou casada porque lá não é um casamento e sim um culto para os visitantes e para salvar as pessoas que estão no casamento, gostaria de saber se posso me casar em outra igreja, pois sai da igreja e isso é um sonho que tenho.

Obrigado e paz do senhor

 

De:pastor-solon

Para: MARIA@bol.com.br  

Assunto: Re: casamento na maranata

Data:25/02/2009 23:50

Prezada irmã, que a paz do Senhor Jesus seja contigo.

Querida, posso lhe dar a resposta com muita convicção, mas não posso falar por outras igrejas, que podem ter conceitos e pré-conceitos acerca do que é a nossa prática, ok? Não queremos ser os donos da verdade, mas temos posições bem estabelecidas sobre todos os assuntos, mesmo os mais polêmicos. Nunca ficamos "em cima do muro".

Por isso, inicialmente, sugiro que você leia o texto da mensagem que preguei em um culto de casamento na CeenSO, cujo título é: "Casamento - contrato ou aliança". Este culto foi uma cerimônia bem singela, a pedido do casal e eles preferiram que o culto fosse realizado na igreja, mas apenas com seus convidados e parentes, uma vez que eles já viviam em união estável há algum tempo.

Este casamento não segue o padrão da ICM por várias razões:

1- é um culto de aliança com Deus e com o cônjuge, tendo a igreja como testemunha. Não é não um culto de glorificação a Deus por um casamento já realizado, como é o costume da ICM - respeitamos a prática dos nossos irmãos da ICM, mas entendemos de modo diverso a utilidade da cerimônia de casamento - o texto que sugeri explica a razão de agirmos assim;

2- enquanto na ICM o pai da noiva não pode conduzi-la até o altar, para entregá-la ao seu noivo, embora respeitemos essa prática, não vemos qualquer impedimento para que isso ocorra, uma vez que isso é uma representação da liberação (autorização, bênção e concordância) do pai para que a filha rompa o primeiro laço familiar para constituir sua própria família, sujeitando-se a uma nova autoridade sobre si.

3 - enquanto na ICM somente os noivos "virgens" podem gozar de uma cerimônia de casamento na igreja, mais uma vez respeitando esse posicionamento, ousamos divergir. Se os noivos desejam fazer uma aliança pública com Deus e entre si, admitimos a realização da cerimônia, também, nos seguintes casos:

·         o casal pode ser casado no civil, mas não ter feito a referida aliança;

·         o casal pode viver em relacionamento estável, mas ainda não ter feito a aliança (para isso, solicitamos que eles providenciem, primeiro, o casamento civil).

No seu caso, que já se casou em uma igreja evangélica, não posso lhe dizer que não foi válido, mas não vejo problemas se você desejar realizar uma cerimônia de “aliançamento”, se isso não foi feito no ato do casamento de vocês. Mas isso você terá que ver com o pastor da igreja que você estiver frequentando, pois pode ser que ele entenda diferente.

Achei bastante pertinente sua colocação, pois eu mesmo passei pelo mesmo dilema depois que me desliguei da ICM. Após 20 anos de casado eu percebi que não tinha feito uma aliança com minha mulher. Naquele tempo, eu e minha esposa fomos ao Fórum e, diante de um ímpio, lavramos um termo civil no dia 16/12/1988. No dia seguinte, participamos de um culto cuja mensagem nem eu que já era crente consegui entender - cheia de simbolismos mal explicados (a costela de Adão, Eva e a igreja) que nem para evangelizar meus familiares serviu. Não nos foi solicitado nenhum voto ou declaração de aliança ou coisa parecida. Recebemos uma imposição de mãos e entramos na nova vida de casados.

Ocorre que, ao participar de um culto em comemoração às bodas de prata do meu cunhado (pelo site você pode assistir a mensagem que preguei naquele culto), os pastores abriram uma oportunidade para todos os casais presentes que ainda não tivessem feito a aliança, nos termos que cito no texto que lhe indiquei, aproveitassem aquela oportunidade para fazê-la. Foi nesse dia que eu e minha esposa fizemos a nossa. Posso lhe garantir que é algo tremendo! Aleluia!

Irmã, espero ter respondido seu questionamento e coloco-me à sua disposição para esclarecer qualquer dúvida que tenha remanescido. Aproveito, também, a oportunidade para solicitar sua autorização para divulgar sua carta, uma vez que não há identificação de sua pessoa - o seu endereço de e-mail não será divulgado, ok?

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pastor Sólon.

 

De: MARIA

Em 25/02/2009 22:23

Em 26/02/2009 10:55, @bol.com.br   escreveu:

Bom dia Pastor Sólon

Obrigado por esclarecer minha duvida a respeito do casamento, sua colocação sobre o que é o casamento abriu minha mente e me fez entender que casamento é muito mais do que eu pensava, entendi que é uma benção na vida do homem e da mulher aprendi com poucas palavras que você escreveu a dar valor ao meu casamento e sem duvida agora mais do que nunca quero fazer uma aliança de verdade com meu marido. Me casei muito nova com 21 anos no dia do meu casamento nem a aliança pude colocar no altar porque o meu pastor disse que era orientação do presbitério, não pude ornamentar a igreja da forma que eu queria pois a revelação era flores só no púlpito, meu vestido passou pelo pastor e a esposa dele para ser aprovado de acordo com as normas do PES. Cumprimos todas as orientações que o nosso pastor mandou mais sempre senti que faltava alguma coisa por isso pastor agradeço a Deus ter colocado pastor Sólon para me ajudar a entender o que é o casamento.

Fui membro da igreja cristã maranata desde 1989, era instrumentista estava responsável pelo grupo de louvor da minha igreja, cuidava das crianças e ensaiava o grupo de crianças, meu marido era tesoureiro e obreiro e baterista da igreja e minha vida apesar de estar dentro da igreja era uma derrota pois nunca tínhamos tempo pra nós nem para nossa filha, pois eu ensaiava o grupo de louvor e só vivia em função da igreja, minha vida conjugal era só derrota ele vivia nervoso pois não podíamos faltar nem um culto pois o pastor cobrava sempre com a mesma pergunta: o que foi que aconteceu? No ano passado aconteceu o que eu nunca podia imaginar: saímos da igreja e ninguém deu falta. (o pastor falou pro grupo: se ela não quer fazer a obra, Deus levanta 10 e coloca no lugar dela). Estamos afastados da igreja há 1 ano e ninguém veio fazer uma visita, quando passam por nós até desviam o caminho dizem que somos mortos e caídos, não sei se isso só aconteceu com minha família ou acontece com todos que se afastam da maranata. Sempre passa a mesma coisa pela minha mente porque dei minha vida pela Obra e hoje nem visita nós temos?

Peço que ore por minha família (meu marido JOÃO eu MARIA minha filha MARIAZINHA)

Agradeço por tudo e me desculpe escrever sobre minha vida.

 

 

De:pastor-solon

Para: @bol.com.br  

Assunto:Re: casamento na maranata

Data:26/02/2009 11:27

Prezada irmã MARIA, que a paz do Senhor Jesus seja contigo.

Não sei onde você está, mas me coloco à sua disposição para ajudá-la no que estiver ao meu alcance. Como eu já havia lhe falado, suas dúvidas são as mesmas de muitas outras pessoas, inclusive eu mesmo questionei a esse respeito no passado.

Portanto, mais uma vez, peço que você autorize a publicação das suas cartas, pois, com certeza, isso será esclarecedor para muitas outras pessoas. E não se preocupe, pois terei o cuidado para eliminar quaisquer informações que possam identificá-la.

Aguardo sua resposta.

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pastor Sólon.

 

De: maria@bol.com.br  

Para:pastor-solon

Assunto:Re: casamento na maranata

Data:27/02/2009 21:22

Boa noite pastor Sólon!!!

Autorizo a publicação da minha carta, só peço que não coloque meu nome.

somos da cidade de CIDADE estado do ESTADO

obrigado

MARIA