Carta 093

02/07/2013 14:45

De: João

Para Pastor Solon

Em: 16 de fevereiro de 2010 10:37

Olá Pastor Solon,

Me chamo JOÃO, moro em (...), tenho  (...) anos, li seus artigos sobre sua vida como membro da igreja cristã Maranata, da qual fui membro durante 9 anos e muitas vezes me deparei com semelhanças a sensações que eu tinha quando me via em situações citadas nos seus artigos. Entrei na ICM com 12 anos de idade e fiquei maravilhado com aquela igreja, achava tudo muito bem organizado e gostava muito dos louvores.

No inicio comecei a freqüentar porque fiz amigos na igreja e depois disso não me sentia mais sozinho. Cresci e fui aprendendo sobre a bíblia da forma ensinada por eles, forma a qual o Senhor deve conhecer. Aos 15 anos fui levantado obreiro, entrei para o grupo de louvor, que eu era apaixonado e ate hoje ainda sinto falta. Trabalhei no Maanaim de (...), primeiro na limpeza e mais tarde no grupo de louvor.

Mas, a real intenção de estar lhe enviando esta mensagem e devido aos próximos acontecimentos. Minha queda na igreja começou quando eu comecei a ser afastado das funções por motivos tolos. O primeiro foi porque havia cortado o cabelo. Minha igreja havia trocado de pastor 2 dias antes do fim de ano. Sempre cortava meu cabelo baixo mas o novo pastor não achou correto e me afastou por 1 mês de todas as minhas funções. Não achei algo grave, mas com isso todos aqueles que eu considerava meus amigos se afastaram por eu "estar de banco", termo que o senhor deve conhecer. Senti-me como se houvesse cometido um pecado grave. As pessoas mal me olhavam na igreja e por causa de uma bobeira.

Depois disso aconteceu outra coisa. Eu já havia retomado minhas funções  e, nessa época, 2 jovens foram assistir um filme na casa de uma jovem que mora com a mãe (que não era da igreja) e convidaram outra jovem. Eles assistiram e acabaram dormindo lá. Se houve algo mais ninguém sabe até hoje. Um desses jovens era meu amigo, e me contou o acontecido. Naquele mesmo dia o pastor reuniu os obreiros e falou sobre dificuldades no meio dos jovens, e disse se alguém souber de algo que contasse para ele ou para os diáconos. Sentindo-me culpado por saber, contei no fim da reunião para um dos diáconos que eu considerava um grande amigo. No dia seguinte fui chamado na reunião do grupo de intercessão. E lá o pastor me disse que havia chegado aos ouvidos dele que eu sabia que jovens haviam dormido na casa de uma jovem e não havia dito nada. Na hora quis me defender afirmando que havia passado para o diácono, mas na minha frente ele teve coragem de negar que eu havia dito. Na hora ate chorei, fui humilhado naquela sala chamado de mentiroso e outro diácono ainda disse que eu era O CENTRO DE TODO O MAL NO MEIO DOS JOVENS. Fiquei arrasado, fui afastado e praticamente perdi todos os meus amigos. Somente alguns também chamados de errados continuaram a falar comigo.

Depois deste acontecido ainda tentei perguntar ao diácono que havia mentido sobre mim, o porque daquilo, e ele me disse que essas coisas funcionam assim mesmo.

Depois disso fui me afastando aos poucos e a igreja nem se preocupava mais comigo, ate que sai de vez. Hoje freqüento a igreja (...) , mas ultimamente minha cabeça tem estado um pouco perdida, pois lembro das pregações da ICM e das aulas do Maanaim (do qual eu já assisti todas as aulas diversas vezes por trabalhar no Maanaim) e das vezes que eles insultavam outras igrejas. Eu me lembro até das risadas que dava quando os pastores imitavam os "movimentos" espalhados por aí. Comecei a me sentir perdido e por algumas vezes ate deixei de acreditar que Deus existia, pois eu não podia acreditar que tudo que eu havia aprendido era mentira, que a Maranata era a única igreja verdadeira e as outras estavam perdidas.

Ainda hoje me sinto perdido e por isso resolvi lhe escrever esse e mail porque o senhor com certeza tem muito mais experiências do que eu. Hoje quase não tenho amigos, por que todos que eu tinha eram da ICM. Peço ao senhor que me ajude com seu conhecimento e sabedoria a entender melhor qual é o projeto de Deus na minha vida, não sei nem o que pensar sobre as igrejas, como entender o que se passa em minha mente, se puder me ajude, e ore por mim.

Desde de já obrigado.

 

 

De: Pastor Sólon

Para: João

Data: 18 de fevereiro de 2010 12:21

Prezado irmão JOÃO, que a paz do Senhor Jesus seja com você.

Deus, em sua onisciência, conhece o fim de todas as coisas antes do começo e os seus desígnios não serão frustrados.

“9 Lembrai-vos das coisas passadas da antiguidade: que eu sou Deus, e não há outro, eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim; 10 que desde o princípio anuncio o que há de acontecer e desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam; que digo: o meu conselho permanecerá de pé, farei toda a minha vontade;” (Isaías 46:9-10 RA)

Eu não tenho dúvidas quanto ao plano de Deus para cada um de seus filhos. Logo, você também está inserido em um projeto arquitetado antes que você nascesse.

“13 Pois tu formaste o meu interior tu me teceste no seio de minha mãe. (...) 15  os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. 16  Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.” (Salmos 139:13, 15-16 RA)

Nada existe no universo que não tenha sido criado para um propósito. Nenhum ser inteligente fabrica alguma coisa que não tenha sido projetada para um fim específico. Com você não é diferente. Deus, antes de criá-lo, no ventre de sua mãe, sabia exatamente para qual propósito ele estava lhe formando.

A primeira conclusão que podemos chegar sobre esse fato é que ninguém passou a existir por acidente. Nós fomos desejados, planejados e estamos neste mundo para cumprirmos com o propósito do nosso criador. O simples fato de existirmos deve nos dar essa confiança.

Mas, para que fomos criados? Qual o plano de Deus para seus filhos, aqueles que nasceram da água e do Espírito?

“Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.” (Efésios 2:10 RA)

“11 nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade, 12  a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo;” (Efésios 1:11-12 RA)

Preste muita atenção! Fomos criados para a glória de Deus e para executarmos boas obras, aquelas que Deus considera boas, para andarmos nelas. Não fomos criados para realizar os nossos projetos, para viver para nós mesmos e para cultivar o egocentrismo. Fomos criados para realizar o propósito de Deus e só estamos capacitados para isso após nascermos de novo. Nós, que fomos criados em Cristo Jesus e que esperamos Nele.

Isso não significa que não podemos ter projetos pessoais. Significa que, se nossos planos pessoais não estiverem encaixados no plano de Deus para nossas vidas, Deus não estará comprometido conosco. Temos que lembrar que o plano de Deus para as nossas vidas existe antes mesmo que nascêssemos, ou seja, antes que fizéssemos qualquer plano pessoal. Ora, se o nosso criador estabeleceu um propósito para as nossas vidas, como poderemos fazer outros diferentes e desejar que ele esteja comprometido conosco? Isso chega a ser um desprezo para com aquele que nos idealizou e nos criou para um propósito específico.

“Ai daquele que contende com o seu Criador! E não passa de um caco de barro entre outros cacos. Acaso, dirá o barro ao que lhe dá forma: Que fazes? Ou: A tua obra não tem alça.” (Isaías 45:9 RA)

“Porque Israel se esqueceu do seu Criador e edificou palácios, e Judá multiplicou cidades fortes; mas eu enviarei fogo contra as suas cidades, fogo que consumirá os seus palácios.” (Oséias 8:14 RA)

“20 Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus? Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim? 21 Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra?” (Romanos 9:20-21 RA)

 

Observe que Deus não nos proíbe (crentes em Jesus) de fazermos planos pessoais, mas de antemão nos assegura que os seus planos prevalecerão sobre os nossos – sempre!

“O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR.” (Provérbios 16:1 RA)

Muitos propósitos há no coração do homem, mas o desígnio do SENHOR permanecerá.” (Provérbios 19:21 RA)

“As pessoas fazem muitos planos, mas quem decide é Deus, o SENHOR.” (Prov. 19:21 NTLH)

O Senhor está absolutamente comprometido com seus planos e não com os nossos, mas quando nossos planos se adéquam aos planos de Deus, alcançamos algo extraordinário: Deus fica comprometido com nossos planos. Aleluia! Quer melhor parceiro do que este para realizarmos nossos sonhos?

Agora, podemos entender porque tantos crentes em Jesus ficam frustrados ao tentarem realizar seus sonhos.

A questão final é: como podemos conhecer qual o projeto de Deus para nós? A primeira coisa a saber é se, de fato, já estamos em Cristo Jesus (novos nascidos) e se já nos submetemos ao projeto inicial de Deus: vivermos para as boas obras e para o louvor da glória de Deus. Se algum de meus planos não tiver o propósito de glorificar a Deus ou de realizar a boa obra, segundo o pensamento de Deus (sua palavra), posso descartá-lo já na primeira avaliação. Não preciso consulta a bíblia para isso.

Quanto ao mais, Deus vai nos mostrar o seu propósito na medida em que iniciarmos a execução do seu plano eterno. Nós só conheceremos a próxima etapa do plano de Deus após uma séria decisão de começar a executar a primeira etapa. Esse é o erro de muitos crentes: querem que um profeta lhes diga que serão abençoados e prósperos, que se casarão, que terão famílias felizes, que serão vitoriosos etc. Tudo isso independentemente do modo em que eles estão levanto suas vidas e do nível de comprometimento com o projeto de Deus. Não entendem que Deus não “queima” etapas. Após iniciarmos a execução do projeto do Senhor, conheceremos, pouco a pouco, o que Deus tem reservado para nossa vida pessoal. Após cada fase, Deus irá mostrar o que pretende para a fase seguinte, pois quando somos operários de seu projeto, ele terá todo interesse em nos mostrar o próximo passo, para que possamos fazer aquilo que ele já reservou para realizarmos.

Amado, quando entendi isso, tive que tomar uma séria decisão em minha vida. Decidi romper algumas barreiras e deixei muita coisa para trás. A partir daí pude conhecer um pouco mais do que Deus tem reservado para mim. Hoje, sou um operário que trabalha, mas que se sente realizado, ao contrário do tempo em que eu trabalhava e me sentia frustrado.

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pastor Sólon.